O governo do Estado anunciou nesta quinta-feira, 28, que o retorno obrigatório dos alunos às aulas presenciais nas escolas públicas e privadas está confirmado para ocorrer na quarta-feira, 3 de novembro. O decreto com o detalhamento das medidas que deverão ser adotadas para a volta deve ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de sexta-feira, 29.

A volta já vinha sendo discutida pelo governo e o gabinete de crise há algumas semanas. No entanto, a decisão final foi tomada após reunião entre o governador Eduardo Leite, Grupo de Trabalho da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e membros da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Leite disse, durante entrevista, que o retorno às aulas presenciais ocorre em um momento em que os números de casos seguem em queda e o avanço da vacinação em alta. “Infelizmente, mais de 30 mil gaúchos perderam suas vidas, e a pandemia está tirando também futuros, porque a adesão à volta às aulas está sendo menor do que deveria. Estamos tornando o retorno presencial obrigatório porque não podemos perder futuros”, disse.

A mudança atinge alunos da Educação Básica, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, além de estudantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Apenas o Ensino Superior não será afetado com a medida.

Os detalhes sobre os novos protocolos de distanciamento controlado para este setor e que deverão ser adotados a partir da semana que vem ainda não foram divulgados.