Adolescentes de 17 anos, sem comorbidades poderão ser imunizados nos próximos dias no Rio Grande do Sul. A informação foi anunciada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Além das doses dos imunizantes da Pfizer para este novo grupo, a pasta informou ainda que o imunizante também será distribuído aos municípios para iniciar a vacinação da chamada dose de reforço aos idosos de 70 anos ou mais que não residem em instituições de longa permanência, além das pessoas com baixa imunidade. A previsão é de que a partir de quarta-feira, 15, as vacinas comecem a ser distribuídas às coordenadorias regionais.

De acordo com o Governo do RS, nesta última remessa, serão pouco mais de 293,1 mil doses da Pfizer para os quatro grupos beneficiados com a decisão. Desse total, 50% serão destinadas aos adolescentes de 17 anos, ou seja, aproximadamente 76 mil doses. Outras 75 mil serão direcionadas para a terceira dose. É importante que para receber esta dose, o idoso precisa estar com o esquema vacinal completo há pelo menos seis meses, ou seja, para aqueles que foram imunizados até 11 de março. Já para os imunossuprimidos, a quantidade a ser distribuída será de aproximadamente 50 mil doses. Neste grupo, podem receber o imunizante aqueles que terminaram o esquema vacinal em, no mínimo, 28 dias.

Apesar da novidade, a SES alerta para que pessoas que ainda não receberam a primeira dose da vacina e quem está no período de receber a segunda dose procurem as unidades de saúde dos municípios para realizarem o procedimento.