Uma nova normativa sobre as condições de conservação e armazenamento da vacina contra a covid-19 da Pfizer foi divulgada nesta sexta-feira, 28, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A partir de agora, o imunizante pode ser mantido em temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC pelo prazo máximo de 31 dias. Até então, o insumo podia ficar fora de temperaturas ultracongelantes pelo período máximo de cinco dias.

A medida ocorre após realização de estudos de estabilidade que foram apresentados pela Biotech, laboratório responsável pela fabricação do imunizante. Segundo a Anvisa, os resultados do estudo mostraram que as características da vacina não sofreram alterações ficando fora da temperatura por um longo período. “Os estudos de estabilidade servem para definir por quanto tempo e em quais condições a vacina mantém suas características sem alteração”, disse a agência, em nota.

Com a ampliação de prazo, a distribuição da vacina da Pfizer poderá ser ampliada em todo o país. Até então, a aplicação do imunizante em grande escala estava restrita às capitais.