Um novo alerta sobre o uso indiscriminado de medicamentos utilizados para aliviar dores e febres provocados após a aplicação da vacina contra a covid-19 foi publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Dessa vez, o medicamento paracetamol pode levar a eventos adversos graves, incluindo hepatite medicamentosa e morte. Conforme a Anvisa, a dosagem do medicamento deve ser utilizada de acordo com o que a bula do medicamento preconiza para cada faixa etária.

Atualmente, as principais reações que surgem após a aplicação da vacina contra a covid-19 são febre e dores de cabeça e no corpo. Estudos indicam ainda que os sintomas desaparecem poucos dias após a aplicação da dose.

Caso a utilização do paracetamol provocar efeitos indesejados, a orientação da Anvisa é de que os casos sejam registrados imediatamente no sistema da agência reguladora, o VigiMed, pelos pacientes ou pelos serviços de saúde.

Conforme a bula do medicamento, adultos e crianças acima de 12 anos podem ingerir dose máxima de quatro gramas em um dia. Para crianças entre dois e 11 anos, a indicação é que não sejam utilizados mais de 50-75 mg/kg em um dia. Menores abaixo de 11 quilos ou dois anos com menos de 20 quilos, a orientação é de que um médico seja consultado antes de aplicar dose.