A vacina da farmacêutica americana Pfizer é a primeira a receber o registro definitivo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A informação foi divulgada nesta terça-feira, 23. De acordo com a agência reguladora, a análise para liberação do imunizante levou 17 dias.

Conforme o diretor-presidente da agência reguladora, Antônio Barra Torres, os documentos apresentados pela farmacêutica, comprovaram alto índice de proteção aos usuários. “O imunizante do Laboratório Pfizer/Biontech teve sua segurança, qualidade e eficácia aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa, que prossegue no seu trabalho de proteger a saúde do cidadão brasileiro”, disse Barra Torres ao anunciar o registro.

O pedido de registro definitivo foi protocolado no dia 6 de fevereiro. Apesar da aprovação, o imunizante ainda não está disponível no Brasil. No entanto, 2,9 mil voluntários brasileiros participaram dos testes clínicos. Os resultados da última fase de testes apresentaram eficácia de 95% contra a covid-19.

Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo