O teste incluiu 2.268 participantes com idades entre 5 e 11 anos e utilizou duas doses da vacina com 21 dias de intervalo.

Nesta segunda-feira, 20 de setembro, a Pfizer anunciou que através de testes administrados pela empresa, é possível confirmar que quando a vacina contra a Covid-19 é utilizada em crianças de 5 a 11 anos é visto uma boa resposta em anticorpos. Para os testes, foi ministrado 10 microgramas de dose, um valor abaixo das 30 microgramas que é utilizado para aqueles acima de 12 anos.

A Pfizer disse que planeja submeter os dados compilados para a FDA (Food and Drug Administration) dos EUA para autorização de uso emergencial da vacina nesta faixa etária nos Estados Unidos. A Pfizer disse que os níveis de anticorpos gerados se comparam aos de pessoas mais velhas que receberam a dose maior, demonstrando uma “forte resposta imunológica neste grupo de crianças um mês após a segunda dose”.

Os efeitos colaterais geralmente eram comparáveis ao de participantes de testes anteriores na faixa de 16 a 25 anos, sendo bem tolerada. Nos EUA, os casos de Covid-19 em crianças vem crescendo bastante desde julho, cerca de 240%, ressaltando a importância de buscar uma imunização para as pessoas dessa idade.