Termina na terça-feira, 30, a etapa de imunização dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Até lá, municípios de todo o país buscam atingir 90% de cobertura vacinal. Em Bento Gonçalves, apenas crianças, gestantes e puérperas não foram alcançados os índices. Das 38,8 mil pessoas que compõem os grupos prioritários no município, pouco mais de 35 mil foram imunizadas.Mesmo alcançando a meta na média geral, a cidade corre contra o tempo para aumentar os índices nesses três grupos.

De acordo com o setor de Imunizações da Secretaria Municipal da Saúde, cerca de 4,2 mil crianças de seis meses a menores de seis anos foram imunizadas até o momento, o que representa 62,32%. Já gestantes e puérperas atingiram 59,44% e 58,47%, respectivamente.

Entre as preocupações do setor está a baixa adesão para as crianças. O coordenador do setor de Imunizações, Maichel Manfredini, ressalta a importância da vacinação das crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade se vacinarem. “Desde o dia 11 de maio está aberto o período para a vacinação desse grupo prioritário. Entretanto, ainda temos uma baixa cobertura vacinal. Pedimos para que os responsáveis procurem a unidade mais próxima para que as crianças recebam essa imunização tão importante”, destaca.

Se de um lado ainda falta para chegar aos 90% da meta de vacinação, de outro, o número já ultrapassou significativamente. É o caso dos idosos que, de acordo com o setor, teve a meta de 122,13%, com a aplicação de mais de 18,6 mil doses. Trabalhadores da saúde chegaram a 107,05%, com mais de 4,3 mil doses e indígenas que totalizaram 106,92%, com 61 pessoas.

De acordo com o setor de Imunizações, a estimativa de público é baseada em dados de 2012 do Ministério da Saúde.

Quem ainda pode e deve realizar a vacina?

Segundo a SMS, devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima, até a data final da Campanha, profissionais das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; caminhoneiros; profissionais do transporte coletivo; pessoas com deficiência; gestantes, puérperas até 45 dias, adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.

As imunizações ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h e das 13h30min às 17h, em todas as unidades de saúde, exceto nas UBSs do 15 da Graciema, São Valentim, São João e São Pedro.