Uma vacina contra a dengue, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), deve chegar ao Sistema Único de Saúde (SUS), nos próximos meses. A Qdenga, que tem aplicação em duas etapas, liberada para uso no Brasil há cerca de oito meses, apresentou eficácia de 80% nos estudos clínicos e, diferente da primeira vacina contra a doença que a Anvisa aprovou aqui no Brasil, essa é indicada também para os que não tiveram contato com o vírus anteriormente.

Custando cada dose na faixa dos R$ 400, o imunizante já é negociado pelo Ministério da Saúde com a farmacêutica japonesa responsável pela produção da vacina. No entanto, embora as negociações esbarrem, principalmente, no custo elevado de casa dose e na capacidade de produção da vacina, a expectativa é que imunizante possa chegar à rede pública no ano que vem 2024.

Quando isso acontecer, a pasta vai definir os grupos que poderão ser imunizados no SUS. A vacina, da forma como foi aprovada, pode ser aplicada em pessoas de quatro a 60 anos.

No Rio Grande do Sul, somente neste ano, 54 pessoas morreram em decorrência de complicações provocadas pela dengue e mais de 35,6 mil casos da doença foram confirmados em 466 municípios gaúchos.