Depois de suspender o projeto, Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta sexta-feira, 11, ajustes para a adoção das placas de veículos com o padrão Mercosul no Brasil. As alterações mudaram o início da implementação mais uma vez, de 1º de setembro para 1º de dezembro de 2018.

Esse é o terceiro adiamento da novidade, que foi anunciada em 2014, deveria ter entrado em vigor por aqui em janeiro de 2016, foi adiada para 2017 e depois por tempo indeterminado. As placas do Mercosul já são usadas na Argentina e no Uruguai.

Por outro lado, não haverá mais obrigatoriedade de troca de placas para os veículos que já estão em circulação. A resolução anterior dava prazo de cinco anos (até 2023) para toda a frota nacional rodar com as novas placas. Isso quer dizer que um veículo já emplacado poderá circular com o modelo atual até o fim da sua vida, se permanecer com o mesmo dono e no mesmo município.

O Ministério das Cidades explicou que a substituição das placas vai acompanhar o ritmo do mercado de veículos novos e usados, sem uma previsão exata para atingir 100% da frota nacional. Durante a suspensão de quase dois meses do programa, o Contran discutiu também os critérios para que fabricantes dos dispositivos possam se credenciar, com o objetivo de reduzir fraudes e falsificações.

“Na prática, os fabricantes de placa serão obrigados a contratarem os estampadores para produzirem a estampa do novo modelo, e todos deverão estar devidamente credenciados junto ao Denatran para a realização legal da atividade”, afirmou o Ministério das Cidades.

Preço

Ainda não existe uma definição de quais serão os valores das novas placas, que serão pagas pelos proprietários dos veículos, como é atualmente. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a nova resolução padroniza a produção das placas nacionalmente, o que pode diminuir o seu custo.

Atualmente, os preços das placas variam de Estado para Estado. Além disso, existem as taxas de vistoria e licenciamento que são definidas pelos Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito).

Foto: Divulgação