A Universidade de Caxias do Sul (UCS) está sob novo comando. Foi eleito na tarde de terça-feira, 25, o professor Gelson Leonardo Rech para assumir a gestão 2022-2026. Sua escolha foi unânime pelo Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS). Ele assume no lugar de Evaldo Antônio Kuaiva, que deixa o cargo após oito anos. Como vice, Rech terá o professor Asdrubal Falavigna. A posse dos cargos está marcada para maio.

O pleito contou com a participação de duas chapas, a liderada por Rech e a de oposição à atual gestão, que tinha como candidato, o professor Alexandre Vieceli (reitor) e Dagoberto Vanoni de Godoy, vice-reitor.

A votação contou com a participação do atual reitor, Mauro Bellini, que representou o Governo do Estado, Cláudio Luiz Pessôa de Oliveira, representando a prefeitura de Caxias do Sul, Santiago Ramos (Associação Cultural e Científica Virvi Ramos), Dom José Gislon (Mitra Diocesana), e Ivanir Gasparin e José Quadros dos Santos (Câmara de Indústria, Comércio e Serviços), que tinha direito a dois votos.

Em seu pronunciamento, Rech agradeceu a confiança recebida e prometeu empenho para cumprir o plano de gestão proposto. “É uma alegria termos recebido a unanimidade dos votos, isso aumenta, obviamente, nosso compromisso. O conselho confia plenamente em nós. Nossa relação com o Conselho é tranquila, sempre foi, enquanto professores, enquanto gestores, e continuará sendo respeitosa e de muita entrega. A responsabilidade é gigante! Professor Asdrubal e eu pensamos muito quando escrevemos nossas propostas e queremos cumpri-las. Acreditamos que além da confiança, agora declarada pelo conselho, temos uma experiência e uma virtude, força interior de conhecimento para executar nossos objetivos”, declarou Rech.

Conheça quem são os novos reitor e vice-reitor da UCS

Gelson Leonardo Rech: é professor Doutor da Universidade de Caxias do Sul desde 2003. Atualmente, integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em Educação na UCS. Na Universidade, responde pela Chefia de Gabinete da Reitoria.

É também licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, especialista em Administração Estratégica de Serviços pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) com curso de aperfeiçoamento em Gestão Hospitalar. Também é mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Na Fundação, já atuou na gestão do Hospital Geral de Caxias do Sul, de 1997 a 2005; e como diretor-executivo da FUCS, de agosto de 2019 a novembro de 2021. De 2011 a 2014, trabalhou como membro técnico da Comissão de Qualificação dos Cursos de Graduação da UCS.

Entre as áreas de investigação acadêmica, estão Filosofia da Educação, História da Educação, com olhar sobre a imigração italiana, a educação étnica e acervos, e Epistemologia.

Asdrubal Falavigna: é professor Doutor do curso de Medicina da Universidade de Caxias do Sul. Atualmente, é diretor da Área do Conhecimento de Ciências da Vida. Na UCS, já atuou como coordenador da graduação em Medicina, de 2008 a 2016, e como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.

Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), cursou Neurologia no Serviço de Neurologia da PUCRS, como pré-requisito em Neurocirurgia. Tem especialização em Neurocirurgia, na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – Hospital São José. Manteve associação com a Columbia University; Presbyterian Hospital – Nova Iorque, no ano de 1995 e 1996.

Mestre em Medicina (Neurocirurgia), pela Universidade Federal de São Paulo , é doutor em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo . Coordena a Liga Acadêmica Multidisciplinar de Neurologia-Neurocirurgia desde 2004.

Entre as áreas de atuação e investigação acadêmica, estão Ciências da Saúde, Medicina, Neurologia, Neurocirurgia e Anatomia Humana.

Foto: Claudia Velho / Divulgação