Instrumento servirá para ofertar atendimento especializado a quem possui alguma síndrome ou deficiência; cadastro para recebimento do cordão pode ser feito em qualquer UBS da cidade

Pacientes já cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Bento Gonçalves já podem retirar o cordão que identifica pessoas com deficiência oculta ou não aparente. O uso da fita com desenhos de girassóis virou lei em julho deste ano e visa facilitar o dia a dia de quem vive com alguma deficiência tornando, inclusive, prioritário o atendimento ou em situações de emergência.

Podem retirar o cordão, pessoas que tenham comprovado doenças ou síndromes como, autismo, TDAH, demência, doença de Crohn, paralisia cerebral, fibromialgia, esclerose múltipla, deficiência intelectual, síndrome de Tourette, deficiência auditiva e visual, entre outras.

Conforme o secretário da pasta, Gilberto Junior, a novidade auxilia na agilidade da oferta de atendimento especializado para quem possui alguma síndrome ou deficiência. A expectativa, segundo Junior, é de que até o final do ano, todos os funcionários da secretaria terão passado por capacitações para aprimorar o atendimento desses pacientes.

De acordo com a prefeitura, quem ainda não realizou o cadastro para receber o cordão pode efetuá-lo em uma Unidade de Saúde de Bento Gonçalves

Foto: Rodrigo De Marco