O câncer de mama é a neoplasia maligna que mais atinge o sexo feminino e é a maior causa de mortes por este tipo de doença, sendo responsável por cerca de 20% dos óbitos por câncer entre as mulheres. Dependendo do caso, há tratamento e um deles é a radioterapia tradicional, que demora de cinco a seis semanas. Mas desde sábado, 25, Bento Gonçalves conta com a tecnologia da radioterapia intraoperatória, que será uma nova aliada na luta contra o câncer.
No final de semana, médicos do Hospital Tacchini realizaram, pela primeira vez na Serra, o procedimento que contou com uma equipe de 15 profissionais. O médico mastologista, Maximiliano Cassilha Knebil, garante que até chegar à realização do procedimento, os últimos três meses foram marcados por reuniões para conseguir por em prática a inovação. “Todos os dias, pós expediente, nos reuníamos para encontrar a melhor maneira de ajudar a paciente, principalmente porque a dose que for aplicada em uma sessão, tem que ser equivalente a que o doente recebe em seis semanas de tratamento”, salienta.

Um aliado contra câncer de mama

A paciente beneficiada com a radioterapia intraoperatória que ocorreu no dia 25 de junho, segundo Knebil, já está tratada oncologicamente. Por vezes, ela poderá precisar fazer acompanhamento com o médico e, também necessitar de alguma medicação (bloqueador hormonal). “Mas ela não vai mais ser obrigada a fazer os procedimentos semanais e nem vai mais irradiar tecidos sadios com o tratamento”, comenta o médico mastologista.
Para a realização da técnica somente casos selecionados por uma equipe médica, composta por radioterapeutas, mastologistas e oncologistas entrarão na lista, comenta a radioncologista, Débora Weschenfelder. “Uma vez tirado o tumor, o patologista avalia se o linfonodo sentinela der negativo, a paciente está apta a participar da intraoperatória”, observa Débora.
Depois da avaliação é posionado um cone acrílico transparente dentro da ferida operatória, onde o tumor estava alojado e aí a mulher recebe a dosagem necessária para a intervenção. 

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 29 de junho de 2016.