Estamos novamente em plena época de calor e com ele surgem novas procupações com brotoejas, herpes, micoses, águas vivas e outros tantos. E, como não poderia deixar de ser, precisamos revisar nossos cuidados com a alimentação. O aumento da temperatura ambiental altera a conservação da maioria dos mantimentos e o calor e a umidade favorecem no desenvolvimento de bactérias e fungos. As principais causas das infecções bacterianas são as bactérias Salmonella ou Staficolocus. Alguns vírus como o da hepatite podem ser transmitidos por copos ou utensílios não lavados adequadamente. Alimentos enlatados ou preparados, inadequadamente, podem levar ao desenvolvimento de Clostridium botulini e alguns cogumelos podem causar intoxicações químicas.

Desta maneira, o consumo de alimentos deteriorados pode encerrar um passeio ou as férias para as quais nos preparamos durante todo um ano. Por isto, os cuidados com a higiene no preparo das refeições devem ser redobrados. Aliás, em qualquer época do ano, os cuidados com a manipulação de alimentos são fundamentais.

Os sintomas mais comuns, decorrentes da ingestão de alimentos deteriorados são a diarréia e vômitos. Uma complicação deste quadro pode levar à desidratação aguda, a qual pode até resultar em uma hospitalização.

Uma boa opção, para quem frequenta restaurante, são os grelhados e cozidos. É sabido que as bactérias se desenvolvem melhor em pratos preparados com molhos. Acredito que quase todos os restaurantes apenas utilizam produtos industrializados como a maionese industrial. Entretanto, pratos preparados com ovos crus, continuam sendo responsáveis por tantas histórias de intoxicações em festas. Frutos do mar, como peixes e lagostas devem sempre ser comprados congelados e sempre se deveria poder conferir a procedência do produto.

Até mesmo a água merece cuidado. Durante viagens ou férias, o melhor será consumir apenas água mineral ou outras bebidas consagradas. Para aqueles que precisam de uma alimentação com muitas calorias, uma boa escolha está nos cereais integrais, ou outros alimentos ricos em carboidratos e muitas frutas.

Por fim, a dica para as férias de verão é substituir o almoço farto, por várias pequenas refeições com intervalos regulares e, em especial, consumir muitas frutas e ingerir muito líquido.