Sabe o arroz com passas? Essa versão é uma interpretação mais incrementada do clássico de Natal e traz o mesmo sabor festivo com uma grande vantagem: promover a paz no caso de famílias divididas entre os que adoram e aqueles que passam o jantar separando as passas do arroz! Especiarias como a canela e o cominho perfumam o prato. O adocicado do figo com amêndoas e da manteiga noisette completam esse sabor que remete ao Oriente Médio.

Para o arroz:

INGREDIENTES

  • 1 ½ xícara (chá) de arroz
  • 3 xícaras (chá) de água fervente
  • ½ cebola
  • 1 ½ colher (sopa) de azeite
  • 1 ½ colher (sopa) de manteiga
  • 6 figos secos (½ xícara picado, cerca de 65g)
  • ¾ de xícara (chá) de amêndoas com pele
  • 1 folha de louro
  • 1 canela em rama
  • 1 colher (chá) de cominho em grãos
  • ¼ de colher (chá) de pimenta-da-jamaica em pó
  • 6 ramos de salsinha (com o talo)
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

  1. Descasque e pique fino a cebola. Numa chaleira, leve um pouco mais de 3 xícaras (chá) de água ao fogo baixo para ferver.
  2. Leve uma panela grande ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com o azeite, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos até murchar.
  3. Adicione o arroz, o louro, a canela e mexa bem para envolver todos os grãos com o azeite por 1 minuto – isso ajuda a deixar o arroz soltinho depois de cozido.
  4. Meça 3 xícaras (chá) da água fervente e regue o arroz. Tempere com ½ colher (chá) de sal, misture bem, aumente o fogo para médio, e não mexa mais.
  5. Assim que a água atingir o mesmo nível do arroz, abaixe o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água – para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela; se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho.
  6. Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos antes de servir para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.
  7. Lave, seque e pique grosseiramente os talos e folhas de salsinha. Corte o figo seco em cubos de 0,5 cm. Pique grosseiramente as amêndoas. Bata as sementes de cominho no pilão.
  8. Passado os 5 minutos, solte os grãos de arroz com um garfo e reserve numa tigela grande.
  9. Leve uma frigideira média com a manteiga ao fogo médio até derreter. Mantenha a manteiga em fogo médio, mexendo de vez em quando, por cerca de 2 minutos até atingir uma coloração marrom clara – essa manteiga mais tostada é chamada noisette, e tem sabor e aroma de avelã.
  10. Adicione as amêndoas, os figos, as sementes de cominho e a pimenta-da-jamaica. Tempere com sal e pimenta a gosto, e mexa por 3 minutos até perfumar e tostar levemente as amêndoas.
  11. Junte as frutas secas ao arroz, adicione a salsinha e misture delicadamente. Transfira o arroz para uma travessa (ou prato de servir), cubra com a cebola frita e sirva a seguir.

Para cebola frita

INGREDIENTES

  • 1 cebola
  • ⅓ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de óleo

MODO DE PREPARO

  1. Descasque e corte a cebola em meias-luas finas;
  2. Numa travessa pequena, coloque a farinha. Forre uma assadeira média com papel-toalha. Leve uma panela pequena com o óleo ao fogo médio para aquecer;
  3. Enquanto o óleo aquece, comece a empanar as fatias de cebola: coloque uma porção da cebola na travessa com a farinha e misture bem com as mãos para empanar toda a superfície;
  4. Assim que o óleo estiver quente, retire a porção de cebola da farinha e dê uma chacoalhada para tirar o excesso. Com cuidado, coloque as cebolas empanadas no óleo quente e frite por cerca de 3 minutos, até que elas fiquem bem douradas. Mexa de vez em quando com uma escumadeira e preste atenção, porque em poucos segundos a cebola pode queimar. Dica: é importante empanar e fritar a cebola em etapas para que dourem de maneira uniforme;
  5. Transfira a cebola frita para a assadeira forrada com papel-toalha e repita com o restante.

Fonte: www.panelinha.com.br