Após cinco edições espalhadas por diversos bairros de diferentes regiões de Bento Gonçalves, a Maratona Urbana chega para a sua última ação de 2018 na tarde de domingo, 14. Com apresentações de hip hop, aulas e competição — tudo de forma gratuita e aberta —, o evento tem a presença de Fab Girl, dançarina e produtora de Brasília que organiza eventos com o foco no poder feminino.

Com a localização um pouco distinta das outras atividades, a sexta edição da Maratona Urbana desembarca na Praça Vico Barbieri, na região central. Anteriormente, as ações foram distribuídas por espaços públicos de regiões mais periféricas, como nos bairros Vila Nova e Progresso.

De acordo com uma das organizadoras do movimento, Bruna Ferreira, o objetivo é passar a cultura do hip hop para o maior número de pessoas. “Queremos levar essa ideia para diversos lugares. No grupo já temos pessoas que ministram aulas nos Centros de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Ceacris) e em espaços afastados do Centro. Assim, conseguimos levar os ideais para a comunidade”, analisa.

A programação da Maratona Urbana (veja mais detalhes no quadro ao lado) conta, por exemplo, com competições relacionadas à dança — como as Batalhas de Breaking e de Footwork —, mas também tem conteúdo educativo. Duas oficinas, os chamados workshops, serão administradas para os presentes. A dupla deejayBugz e deejayZion focarão na formação de DJs, enquanto RamonieleJanaira ensinará o breaking. Segundo Bruna, o padrão de dois workshops é mantida em todas as edições do movimento. “Ensinamos de forma gratuita. As oficinas tem caráter prático ou teórico. O grupo de DJs, por exemplo, unem os dois, já que é passado para os presentes alguns apontamentos e depois eles vão para a ação”, explica a organizadora.

A força das mulheres

De acordo com o grupo que comanda mais uma série de atividades, cada edição tem um tema específico a ser explorado. Para este fim de semana, a Maratona Urbana contará com a colaboração da Batom Battle, coletivo feminino de Brasília que trabalha com as danças urbanas. Estará presente a idealizadora do projeto, a dançarina Fabiana Balduína, a Fab Girl. Ela é conhecida no cenário alternativo por organizar festas e encontros ligados ao hip hop. “A trazemos porque ela trabalha com o enfoque no universo feminino. Toda a equipe dela é formado por uma mulherada”, enfatiza Bruna Ferreira. Desta forma, o encontro deve fomentar o espaço e o empoderamento feminino não só na cena, como também em um cenário de espaço público.

O evento na Praça Vico Barbieri está marcado para ocorrer entre às 13h e 18h deste domingo.


Foto: Bruna Ferreira, Divulgação