Trabalho da Secretaria de Turismo em conjunto outra áreas do município teve início da execução ainda em 2015

O Plano Municipal de Turismo de Bento Gonçalves encerra o seu prazo ao término de 2018. Quatro anos depois de seu lançamento, o município, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, responsável pela sua execução, atingiu mais de 90% das metas estabelecidas.

O plano de extensos e numeroso objetivos esteve pautado em várias áreas de execução, que no decorrer do período acabaram sendo atualizadas ou modificadas. Em virtude disso, algumas metas em fase final de contemplação, conforme o atual Secretário de Turismo Rodrigo Parisotto.

“Algumas ações foram descontinuadas, pois não faziam parte da realidade do momento, ou até mesmo por dependerem do governo do Estado ou governo Federal para sua conclusão”, conta.
Um dos exemplos é a participação do município em feiras, como explica Parisotto. “Os eventos dependem de recursos. Se, em determinado período, a prioridade se deu em outras áreas, optou-se por não dar andamento a ação”, confessa.

Segurança

Dois apontamentos em segurança fazem parte do Plano. O primeiro é referente ao consumo de álcool e redução de ruídos no bairro Planalto. Já o segundo trata da criação da Guarda Municipal. Ambos foram realizados e com bons resultados, de acordo Parisotto. “A rede hoteleira da região reportou com menos frequência problemas relativos a perturbação do sossego. E a Guarda Municipal foi criada como previsto”, relata.

Até o mês de outubro, a cidade apresentou 41 assassinatos. Números considerados altos para uma cidade de interior segundo órgãos de segurança. Para Parisotto, isso um retrato de todo o país. “A criminalidade vem crescido mundo a fora, e em Bento não é diferente. O crescimento dos bolsões de desemprego e pobreza, a pressão das famílias para que seus jovem encontrem uma ocupação para colaborar com a renda familiar, faz com que muito acabem encontrando resposta nos assaltos e aos exércitos das drogas, como usuários ou como traficantes. Lamentavelmente ocorreram algumas situações inclusive assaltos, porém isso não é frequente e não é uma marca da cidade”, analisa.

Parisotto completa com uma reflexão sobre outras cidades que passam por situações iguais. “Em Gramado e Canela isso não acontece? Mero engano, acontece sim, mas eles primam em preservar a imagem de suas cidades, não consideram digno expor suas mazelas. Esta postura é da própria comunidade, empresários autarquias e imprensa. Não divulgam ou divulgam como um ato doméstico”, provoca.

Para o secretário, a imagem da cidade em termos turísticos acaba arranhada por acontecimentos deste tipo. “Quanto mais se divulga uma situação de assalto isolada a um turista por exemplo, menos pessoas vem para cá, menos emprego se gera, menos dinheiro circula na economia e o esforço que se faz para recuperar a imagem é muito grande. Turismo, para funcionar, tem que ter a mão e consciência de todos”, afirma.

Transporte Público e placas trilíngues

Disponibilizar horários de transporte público de fácil acesso está no plano. De acordo com o titular da pasta, as empresas que prestam serviços fornecem informações de horários e itinerários nos seus respectivos sites, onde o turista e cidadão podem acessar de casa ou do celular, além de atendimento por telefone.

Sobre as placas em três línguas, Parisotto ressalta que “placas antigas e importantes que são apenas em português permanecem. Elas não foram colocadas em substituição às antigas e sim como complemento da sinalização que estava instalada. As demais em três línguas podem ser observadas”, conta.

Internet liberada em locais públicos

O sinal de internet aberto em locais públicos e praças que consta no plano, não está em funcionamento apesar das várias placas indicativas. O último processo de licitação não teve vencedor. Uma nova tentativa deve ser divulgada na busca do serviço voltar ao funcionamento como estava anteriormente.

Atendimento ao público e turista

A meta foi cumprida. O município tem um 0800 e o próprio telefone da secretaria de turismo à disposição durante a semana. Centros de atendimento ao turista, na entrada da cidade, no centro, no Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra e em breve em Tuiuty.

O portal turístico, aplicativo para celulares, diversas redes sociais e email marketings estão em funcionamento com contato direto em caso de acidente ou outro sinistro com delegacia, SAMU e bombeiros.

City tour e indicadores de desempenho

Não está completo. Segundo Parisotto, o City Tour está em processo de estudo com uma empresa especializada. O passeio seria voltado para o patrimônio histórico e pelas rotas turísticas.

Com relação aos indicadores de desempenho, o retorno dos visitantes é positivo. “Bento Gonçalves foi o município mais bem avaliado na dimensão “Monitoramento”, do Estudo de Competitividade dos Destinos Indutores de Turismo realizado pela Fundação Getúlio Vargas a serviço do Ministério do Turismo, em comparação aos 65 destinos avaliadas, entre eles as capitais. Somos o único município do estado que realiza, em parceria com o Observatório de Turismo do Estado, o monitoramento da arrecadação de ISS gerado pela atividade turística. Em 2018 aprimoramos e ampliamos as formas de mensuração de desempenho através das ferramentas digitais voltadas para o nosso município”, destaca.

Projeto Passaporte Turístico

Esta parte do projeto está em andamento. O foco do projeto está no cidadão bento-gonçalvense, que poderá se cadastrar de forma gratuita e solicitar o seu passaporte. Com ele poderá obter ofertas exclusivas nos estabelecimentos turísticos da cidade.

Rede hoteleira e eventos

Houve crescimentos nos dois índices. Em 2014, antes da criação do plano, Bento oferecia em sua rede hoteleira 2.734 vagas. Quatro anos depois, de acordo com a Secretaria de Turismo, são 3.201 leitos. A perspectiva é até 2020 chegar aos 4 mil. Em termos de eventos, o último dado é de 2017, com 1.533 contra 1.326, no ano de lançamento do plano.

Gastronomia e enoturismo

Conforme Parisotto, a rede gastronômica atingiu a meta estabelecida. “Apenas na Via Gastronômica são mais de 25 opções que variam da gastronomia italiana, tailandesa, japonesa,portuguesa, vegana, uruguaia, mexicana, além dos tradicionais restaurantes e opções fast food. Não vemos turistas descontentes com tamanhas opções”, salienta.

Com relação a ser referência no enoturismo, também foi contemplado e com bons resultados, de acordo com Parisotto. “Bento Gonçalves é destaque nacional, tanto que tramita na Câmara dos Deputados o título de Capital do Enoturismo no Brasil. Hoje são aproximadamente 1.500 eventos que ocorrem na cidade. Tudo isso somado é o que garante o resultado que obtivemos”, enaltece.

Plano de Turismo 2019

Conforme o secretário, um novo plano de turismo a ser lançado em 2019, com algumas alterações. “Serão verificadas ações que dependem de terceiros para definirmos se daremos ou não continuidade. É importante salientar que as ações do plano não são apenas do governo e secretaria, elas são parte de todo o trade que contribui na construção e andamento da execução da proposta. O Plano não é, e não deve ser engessado. Quatro anos é um período muito longo para termos um plano que não possa ser adaptado à realidade do momento”, aponta.

 

Foto: Reprodução