Conectada às manifestações culturais da comunidade em que está inserida, atuando no impulso ao desenvolvimento regional há 52 anos, a Universidade de Caxias do Sul participa da Festa Nacional da Uva 2019. Até 10 de março, a Instituição estará presente na celebração da história e da cultura dos imigrantes italianos durante a 32ª edição da festa maior de Caxias do Sul. Em um estande institucional de 77m² no Pavilhão Nostra Itália, no Parque Mário Bernardino Ramos (Pavilhões da Festa da Uva), a Universidade apresenta cursos e modalidades de formação que atendem às necessidades da comunidade e às demandas do mundo do trabalho, além de formas de ingresso e espaços acadêmicos.

O contato com o público se dá, também, a partir de elementos que socializam a produção de conhecimento na academia, como um modelo de mapa topográfico que permite a interação virtual com uma bacia hidrográfica – tecnologia de realidade aumentada empregada em didáticas das graduações em Engenharia Civil e Ambiental –, e um foguete, desenvolvido por estudantes dos cursos de Engenharia da UCS que integram a equipe Phoenix RT – que já participou de diversas competições no país.

Escola de Gastronomia

A experiência e a tradição da Escola de Gastronomia da UCS na difusão da cultura italiana na América Latina e na qualificação profissional de excelência também pode ser conferida pelos visitantes da Festa da Uva. No Pavilhão Nostra Itália, a Escola irá atuar na prestação de serviços gastronômicos com a preparação de dois pratos – Rigatoni all’amatriciana e Ravioli del plin – típicos da gastronomia italiana.

Fonte: Assessoria de Comunicação UCS
Foto: Claudia Velho