A prefeitura de Bento Gonçalves prepara a inauguração de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no mês de fevereiro. As novas UBSs do Cohab e do Fenavinho devem contemplar, além dos moradores dos dois bairros, o atendimento que hoje é prestado pela unidade Vila Nova/Eucaliptos. Isso porque o prédio que abriga ambas necessita de reformas estruturais, o que interromperá, temporariamente, os atendimentos. As equipes também serão transferidas.

Pacientes dos bairros Fenavinho e Eucaliptos serão atendidos pela nova UBS do Fenavinho. Já os pacientes dos bairros Vila Nova, Vila Nova II e Vila Nova III e Cohab deverão se dirigir a nova UBS do Cohab.

De acordo com o coordenador médico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Marco Antônio Ebert, as reformas do prédio Vila Nova/Eucaliptos devem iniciar ainda no primeiro semestre. Quando concluída, as equipes retornarão e novos profissionais serão contratados. Ele acrescenta que o atendimento será qualificado, uma vez que as unidades são novas. “Apesar dos transtornos iniciais, os moradores serão beneficiados com um espaço totalmente novo, capaz de atender suas demandas”, destaca.

Outras unidades

A prefeitura trabalha na construção de outras cinco novas unidades, localizadas nos bairros Zatt/Ouro Verde, Tancredo Neves/Conceição e Vila Nova II. A unidade Zatt/Ouro Verde está localizada na rua Nelino Domenico Carini. Será a maior de todas, com 726,90m². A unidade irá beneficiar uma população estimada em 6 mil pessoas, moradoras dos dois bairros. Do contrário de outras unidades que tiveram as obras paralisadas em 2012, esta UBS é totalmente nova. O custo total é de R$ 905.926,12. Mais de 60% da obra já foi concluída.

A unidade do Tancredo Neves/Conceição está localizada na Rua Eloi Secondo, esquina com a Rua Adelaide Basso Pasquali. Tem 668,26m² e atenderá uma população estimada de sete mil pessoas. O projeto inicial também previa a construção com estruturas metálicas e com paredes constituídas de chapas duplas de aço galvanizado, revestidas de isopor. O atual governo alterou o projeto dessa unidade também, no mesmo padrão da anterior. A nova UBS deverá atender a uma população estimada em sete mil pessoas, considerando os dois bairros. O custo total da obra esta orçado em R$ 686.647,24.

No bairro Vila Nova II, a unidade está localizada na rua Amélia B. Ferrari. Seu projeto também sofreu alterações e a obra está 70% concluída. Cerca de 8 mil pessoas devem ser beneficiadas.

Informações da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura.