A Prefeitura de Bento Gonçalves prorrogará o expediente de atendimento em turno único nas repartições municipais durante o mês de fevereiro. A data de encerramento, prevista inicialmente para o dia 31 de janeiro, será estendida até o dia 29 de fevereiro. O decreto nº 9023/2016 foi assinado nesta quinta-feira, 28 de janeiro, pelo prefeito Guilherme Pasin.

O horário de funcionamento das 8h às 14h, de forma ininterrupta, entrou em vigor em 1 de janeiro de 2016, com o objetivo de reduzir despesas em um período em que grande parte da população entra em férias. De acordo com dados preliminares da Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN), a redução no período é significativa, girando em torno de R$ 200 mil.

Segundo o secretário municipal de Administração, Ivan Toniazzi, o objetivo com a adoção do turno único é colaborar para uma maior redução dos custos e está sendo atingido. “Fizemos uma avaliação junto aos servidores públicos e até com alguns contribuintes, e concluímos que a redução do horário tem sido importante para ajudar na economia”.

O secretário ressalta que a adoção do turno único tem proporcionado também um melhor atendimento à população principalmente no horário compreendido entre as 12h e 14h. “Temos relatos de pessoas que comentam sobre o período do almoço. Como as repartições permanecem abertas ao meio-dia, a população tem encontrado facilidades no atendimento, uma vez que em período normal não seria possível”, conclui.

Serviços essenciais terão atendimento normal. Setores ligados a Secretaria de Saúde como as Unidades Básicas de Saúde – UBSs/ ESFs, Centro Materno Infantil, UPA, CAPS Álcool e Drogas, CAPS I – CASME Infantil e Adolescente, CAPS II – Saúde Mental, Comunidade Terapêutica, Farmácias, SAMU, Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica, Laboratório, Serviço de Atendimento Especial (SAE), Fisioterapia, Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), Espaço do Idoso, Raio-X, permanecem com atendimento normal. O turno único também não se aplica às escolas municipais, CEACRIs, Departamento de Trânsito e os Centros de Atendimento ao Turista (CAT), assim como aos serviços ligados à coleta de lixo, de limpeza, e terceirizados.

Informações da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura.