A rota Caminhos de Pedra recebeu 341.894 turistas, 23% do total. A expectativa para 2022 é de retomada no setor

No início da semana, a prefeitura de Bento Gonçalves divulgou os números do setor turístico em 2021. A assessoria de comunicação expôs que foi um ano atípico em razão da pandemia, mas que aconteceu uma importante retomada a partir de maio, com a abertura gradual de estabelecimentos comerciais e aumento no número de hóspedes na rede hoteleira.

Ainda assim, houve um número expressivo de visitantes, alcançando a marca de 1.483.678 turistas. O destaque foi para a Rota Caminhos de Pedra que teve o maior percentual do ano, 23%, chegando a 341.894. A Secretaria de Turismo ainda destaca que houve um aumento significativo em busca de experiências culturais e históricas, muito relacionadas à imigração italiana. Ademais, foi registrado crescimento na Rota das Cantinas Históricas, superando 2019.Em nota, o secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, fez uma ressalva sobre os números relacionados aos primeiros meses do ano. “Temos que ter ciência do grande impacto que o setor sofreu. Em março a ocupação foi de apenas 10,64% e abril 25,93%, dois meses que geraram grandes desafios para hotelaria da cidade, bem como para todos outros setores do turismo, que precisaram de meses para recuperação”, salienta.

Ele também destaca sobre o fato de no último ano ter ocorrido a abertura de novos empreendimentos da gastronomia e hotelaria. “É interessante ressaltar como ponto positivo que Bento não teve fechamentos de empresas do setor, e ainda teve novas abrindo e iniciando suas atividades, tanto da hotelaria, gastronomia, gardens, parques e atrativos diversos”, destaca.

Com alta capacidade de atendimentos, os atrativos da área urbana representaram 49,6% de toda a visitação. A ocupação hoteleira também apresentou recuperação fechando o ano em 50,70%, e superando 2019. Parisotto destaca que apesar das dificuldades, 2021 foi um ano positivo para o turismo.

Experiências no Villa Michelon

A diretora geral do Villa Michelon, Elaine Michelon, diz que os meses de janeiro e fevereiro sempre foram de grande procura no hotel. “Isso porque estamos em um período de Vindima e o Vale dos Vinhedos costuma receber turistas de toda a parte do país – e às vezes do mundo – que buscam viver experiências em um roteiro enoturístico”, relata.

Elaine aponta que, especialmente em 2022, a procura foi ainda maior por conta da diminuição das restrições e da adaptação da população aos novos hábitos. “É possível afirmar, então, que foram meses favoráveis ao Hotel Villa Michelon e ao turismo no Vale. Sem dúvidas, estamos felizes com esse alcance”, ressalta.

Com relação a 2021, a perspectiva é de um aumento de 40% no que tange à participação na La Bella Vendemmia, pacote que atinge os meses de janeiro, fevereiro e março. “O número de hóspedes, no geral, durante a semana, caiu 10%, pois não houve eventos corporativos devido às restrições da covid-19”, menciona.

Para a diretora do hotel, apesar da retomada, é delicado usar o termo ‘pós-pandemia’. “Especialmente porque ainda estamos em uma pandemia, com efeitos menores devido à vacinação. Mas os cuidados continuam – bem como a contaminação. Dessa maneira, o que podemos afirmar é que hoje, em 2022, pelo avanço da vacina e diminuição das restrições, os turistas estão, sim, viajando mais. Escolhendo destinos, valorizando o turismo nacional e, sobretudo perdendo o receio ao avaliar os cuidados dos estabelecimentos. Há uma retomada. Tivemos restrições severas, – e tantas outras medidas que acabaram, inclusive, com pequenos negócios. Hoje, o momento é outro. Só temos a comemorar – além de continuarmos nos esforçando”, conclui Elaine.

Origem dos visitantes em 2021

• Pelo menos 47,96% dos visitantes que vieram ao município no último ano são de diversas regiões do Rio Grande do Sul, seguido de São Paulo, com 12,16%, Santa Catarina com 11,97%, Paraná, 6,03%, Rio de Janeiro, 4,93%, Minas Gerais, 2,80%, Ceará, 1,42%, Distrito Federal, 1,37%, Bahia, 1,24% e os demais visitantes divididos em 10,2%. O destaque fica para o Nordeste, que, em relação aos últimos anos, passou a ter mais visitantes na Capital Brasileira do Vinho;

• As pessoas viajaram na sua maioria em família, somando 47,85%, seguido por casais sem filhos 33,72% e amigos 16,70%;

• A indicação de amigos foi o maior impulsionador para a vinda de turistas a Bento Gonçalves, totalizando 27,77% e o portal de turismo bento.tur.br foi responsável por 14,93%. O Instagram obteve 7,08% e o Facebook 6,88%. Os turistas que já conheciam Bento Gonçalves se mantiveram na amostra de 30,55%, o que demostra que a cada três turistas, pelo menos um volta para Bento Gonçalves.

Resultados de 2022

Para os Diretores do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) da Região Uva e Vinho, Marcos Giordani e Emiliano Castaman, além da executiva do Segh, Marcia Ferronato, os desafios causados pela pandemia ainda existem, mas o objetivo é superar de portas abertas. “Temos fé que 2022 será o ano da retomada efetiva. Janeiro e fevereiro são meses nos quais se reinicia esse movimento, temos ciência que em função da nova variante e por questões econômicas, a retomada ainda é tímida”, analisam.

Os diretores e a executiva ainda ressaltam o período da Vindima. “Os empreendimentos ofertam experiências únicas. Neste ano, somam-se as atividades promovidas pela Semtur (Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves) com apresentações e desfiles, tudo conspirando na busca do equilíbrio deste setor que foi muito atingido pela pandemia. O desafio é manter o foco e promover sempre o destino. Para os empresários do trade turístico é manter a serenidade e as portas abertas”, evidenciam.
Na área gastronômica, aos poucos o fluxo está acontecendo, seja com clientes locais ou turistas. A equipe tem consciência do caminho a trilhar para equilibrar os negócios. “Existe uma grande sazonalidade, não há empresa que sobreviva com alguns dias de fluxo e baixo faturamento. Apesar dos desafios que persistem, aos poucos avançamos na retomada, a vacina deu mais segurança e liberdade para o consumidor”, afirmam.

A rede hoteleira, desde março de 2020 tem oscilação nos dados. Para a direção do Sindicato, é relevante destacar que os hotéis e pousadas do município estão preparados para bem receber o público. “Além da programação com produtos para o turista de lazer, o corporativo e os eventos, aos poucos, estão voltando. O setor comemora, por exemplo, a retomada da Fimma e Movelsul, importante evento, que conta com excelente procura”, expõem.

O que mais está atraindo o turista para a Serra Gaúcha, conforme Giordani, Castaman e Marcia, é o jeito de ser da região, com as influências étnicas e a diversidade de produtos ofertados nas quatro estações. Eles também pontuam que a cada ano, os empresários locais se renovam para melhor acolher e surpreender. “A grande expectativa é de poder trabalhar sem surpresas, para equilibrar os negócios. É bom lembrar que não há estoque de diárias, refeições, passeios e eventos. Esse é um nascer das cinzas para o setor. É sim uma retomada, mas começando praticamente do zero”, sustentam.

Por fim, eles frisam que os empresários dos setores de hotelaria, gastronomia e turismo ‘cortaram na carne’ nesses tempos de pandemia, mantiveram seu negócio e agora é vital estar de portas abertas. “A diretoria do Segh enxerga o momento ainda desafiador, mas tem convicção de que juntos vamos superar. Reforçamos também a importância de manter a onda de valorização do turismo interno e adoção de estratégias eficazes na divulgação do destino Bento e região”, evidenciam.

Capital do Vinho está entre as 10 cidades mais acolhedoras do Brasil

Na terça-feira, 22 de fevereiro, a 10ª edição do Traveller Review Awards divulgou que Bento Gonçalves está entre as 10 cidades mais acolhedoras do Brasil. A pesquisa se baseou em mais de 232 milhões de avaliações verificadas de viajantes no site de hospedagem Booking.com.

O secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, também comentou sobre o resultado. “Para nós é uma grande conquista ter ficado entre os 10 municípios mais acolhedores do Brasil. É um privilégio muito grande porque demonstra a qualidade e qualificação da nossa hotelaria, das nossas pousadas e todos meios de hospedagens. Mais uma vez Bento é destaque pelo trabalho que é feito em nosso município”, realça.

A Capital Nacional do Vinho é o é o único município do Rio Grande do Sul no top 10 da lista. O primeiro lugar ficou para a cidade de Monte Verde, localizada em Minas Gerais. Outras cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina e Espírito Santo também estão no ranking.