Após a conferência em uma cela disciplinar do Presídio Estadual de Bento Gonçalves, na manhã de sexta-feira, 5 de abril, apenados iniciaram uma confusão, ateando fogo no local. O fato ocorreu por volta das 7h40min, quando um agente penitenciário da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) realizava o procedimento.

De acordo com o registro, após a realização da conferência, os detentos se negaram a retornar para a cela. Foi então que um dos apenados lançou uma panela contra os servidores, momento em que foi constatado fogo do espaço.

Os presos foram isolados e as chamas controladas com extintores de incêndio. O fogo destruiu colchões e pertences dos presos. Ainda, conforme o registro policial, após o controle do fogo, a guarda externa e administração da Casa Prisional foram informados de que parte dos presos estariam incitando os demais para que ateassem fogo em todo o presídio.

Segundo os agentes da Susepe, um dos apenados fez ameaças com um isqueiro, ameaçando colocar fogo na biblioteca. Ele ainda ainda chutou as portas do local. Os apenados que iniciaram a confusão foram identificados e, na sequência o boletim de ocorrência foi realizado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).