A celebração cultural deve tomar conta de Caxias do Sul a partir de amanhã, quando inicia mais uma Festa da Uva. A 31ª edição continua até 6 de março, nos Pavilhões da Festa da Uva, juntamente com a 25ª Feira Agroindustrial. A programação é especial e vai desde a tradição da pisa da uva até atrações que envolvem tecnologia como o Museu do Videogame. Shows nacionais também fazem parte do cardápio. A abertura está prevista para as 16h, com o espetáculo musical Imagens e Horizontes – tema desta edição – com tenores convidados. Às 16h30min será aberta oficialmente a festa, que contará com a presença de autoridades federais, estaduais, municipais e convidados. Ontem a presidente da República, Dilma Rousseff, confirmou que não estará presente na abertura. Já o governador do Estado, José Ivo Sartori, deve comparecer.

O presidente da Festa, Edson Nespolo, acredita que o evento vai não só repetir o sucesso das edições anteriores, mas também inovar no formato e nas atrações culturais. A expectativa é que mais de 800 mil pessoas visitem a festa durante os 18 dias. “Estamos cientes da atual situação econômica brasileira, mas sabemos que juntos vamos transpor todas as dificuldades, preparando uma edição que vai entrar para a história”, comenta.

Como tradição, os estandes de expositores de uva serão atração principal do evento, porém, a festa não se resume aos pavilhões e acontece em outros diferentes pontos da cidade, como é o caso dos desfiles cênicos que serão realizados no centro da cidade, além das Olimpíadas Coloniais que prometem movimentar o interior do município.