Dez equipamentos foram adquiridos pela Unidade de Pronto Atendimento do bairro Botafogo; tratamento é indicado em casos menos graves por ajudar na oxigenação pulmonar e na redução do esforço do paciente

A Bolha de Respiração Individual Controlada (BRIC) tem ajudado pacientes a se recuperarem da covid-19. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Botafogo, em Bento Gonçalves, ela passa a ser utilizada e deve contribuir para diminuir a possibilidade de intubação de pacientes que tenham dificuldade respiratória.

No formato de um capacete, a BRIC é indicada para pacientes com disfunção respiratória, baixa saturação, mas ainda sem indicação para intubação. Ela fica conectada a um respirador e pode ser utilizada por até 12 horas no paciente. A bolha é impermeável, transparente, vedada, inflável e tem conexões respiratórias que permitem a oxigenação pulmonar, reduzindo o esforço do paciente e a necessidade de sedação.

Conforme a coordenadora da UPA, Melissa Bonatto, por ser vedado, o aparelho impede que o vírus seja propagado pelo ar, reduzindo o risco de contaminação dos profissionais de saúde e dos pacientes que estejam no setor. De acordo com Melissa, a bolha oferece mais conforto ao paciente, melhorando a oxigenação, prevenindo a intubação e evitando a ventilação mecânica invasiva com alto risco. 

Para usar o método, o paciente passa por uma avaliação rigorosa. O tratamento não é indicado, por exemplo, para pacientes claustrofóbicos, com histórico de deslocamento de retina e sangramento de vias aéreas. Na UPA de Bento, até o fechamento desta matéria, uma bolha estava sendo utilizada. “É mais um equipamento que vem a somar neste trabalho de salvar vidas. Já temos uma Central de Oxigênio nova, respiradores, ampliação do fast-track, insumos e equipamentos de proteção e os Brics entram como mais uma opção de melhorar a condição do paciente”, afirma a secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio.

Foto: Secretaria Municipal da Saúde / Reprodução