A Sessão Ordinária desta segunda-feira, 14 de junho, na Câmara Municipal de Vereadores de Bento Gonçalves, contou com a presença do diretor do IPURB (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano), Heitor André Tartaro. Na ocasião, o diretor se manifestou sobre o pedido de informações n°68/2021, por parte do vereador José Gava (PDT).

O vereador solicitou questões a respeito do andamento das obras de pavimentação de todo o trecho da Linha Buratti, situada no prolongamento da Rua São Paulo e também questiona o motivo do aditivo no valor de R$ 217 mil no contrato do município com a empresa vencedora da licitação.

O vereador Gava e o presidente da casa legislativa Rafael Pasqualotto, do Progressistas, questionaram o fato de a empresa ter solicitado um aditivo no contrato, mesmo não tendo cumprido o prazo previsto para a execução dos serviços, que era ainda no primeiro semestre deste ano, mais precisamente no dia 11 de abril. A ordem de serviço foi assinada ainda em novembro de 2020.

O diretor do IPURB afirma que nem todo o valor da obra foi pago pelo município, e que o aditivo pago corresponde somente a já concluída. Tartaro explica os motivos para o termo: “O serviço está executado, mas há medições que ainda não foram pagas. Foi prevista uma tubulação inicial de 60mm, mas foi constatado que seria necessário uma tubulação de 600mm para que a estrutura não se rompesse”, pontua.

Tartaro afirma ainda, que a empreiteira já foi notificada cinco vezes por atrasos nos prazos previstos na obra e que dentro de duas semanas, os serviços devem estar concluídos. Diante dos atrasos e questionado pelo vereador Gava de porque o município optou por não rescindir o contrato com a empresa, o diretor do IPURB afirma que a rescisão implicaria em novos custos e uma maior burocracia até uma nova licitação, o que atrasaria ainda mais a obra e a demanda dos moradores.

O presidente Pasqualotto agradeceu a presença do diretor e ressaltou a importância da prestação de explicações para a comunidade: “Este é um momento de fazermos questionamentos que chegam através da comunidade. Sendo assim agradecemos a presença e todas as explicações”, afirma.

Em nome do IPURB, Tartaro se coloca a disposição da casa legislativa para dar explicações à comunidade, bem como todos os servidores do instituto.

Vacinações em motoboys e criação de um novo distrito também foram pautas

Posteriormente ao discurso de Heitor André Tartaro, que respondeu ao pedido de informações, vereadores foram até a tribuna para as tradicionais manifestações do grande expediente da sessão ordinária.

O vereador Ali Pelicioli (Cidadania) solicitou ao prefeito Diogo Siqueira, bem como a secretaria de saúde, informações a respeito da possibilidade de incluir motoboys no grupo de prioridade da vacinação contra a Covid-19, juntamente com os motoristas de carga, conforme Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19.

Peliciolli protocolou também uma indicação ao prefeito municipal Diogo Siqueira, a respeito da possibilidade da criação de um novo distrito. Com a proposta, a area de Faria Lemos e Eulália seriam separadas, o que segundo o vereador, possibilitaria a obtenção de um melhor gerenciamento das áreas e facilitaria o escoamento de produtos locais, bem como melhoraria o atendimento a comunidade, pois haveria a atuação de mais de uma subprefeitura. 

A criação de mais um distrito, segundo o vereador, também seria importante para o turismo, devido a possibilidade de implementar novas rotas turísticas no local, visto que atual área que engloba Faria Lemos e Eulália em um único distrito é de quase 80 quilômetros quadrados.

Também no grande expediente, o vereador Gava (PDT), elogiou o prefeito Diogo Siqueira pelo apoio prestado ao comércio e as atividades empresariais ligadas à gastronomia, setores duramente afetados durante o modelo de distanciamento controlado, segundo o vereador. 

Gava elogiou a maior flexibilização para as atividades em questão no modelo 3AS e comemorou a recuperação do setor na semana que marcou o dia dos namorados.

Dia Mundial do Doador de Sangue

O Dia Mundial do Doador de Sangue, 14/06, também foi pauta nas manifestações na tribuna. Rafael Fantin, o Dentinho (PSD), aproveitou a ocasião para reforçar a conscientização sobre a importância da doação, mas lamenta o fato de Bento Gonçalves não ter um banco de doação de sangue, sendo necessário o deslocamento ao Hemocentro Regional de Caxias do Sul.

Na mesma linha, Davi da Rold (PP), propõe a assinatura de um manifesto de apoio da casa legislativa para a vinda de um banco de doação de sangue para o município.

Tiago Fabris (PP), que é vice-presidente da casa legislativa, é favorável a ideia, mas receia de que não haja uma demanda o bastante para arcar com os custos de manter um banco de doação de sangue ativo no município, mas propõe uma alternativa:

“Temo que a demanda não seja suficiente para arcar com todos os custos de se manter uma estrutura necessária para um banco de doações de sangue em Bento Gonçalves. Uma alternativa viável seria um captador de sangue móvel, que viria 1 vez ao mês para o município, de forma a coletar as doações”, sugere.

Foto: Câmara de Vereadores / Divulgação