De forma inédita, o transporte público escolar de Bento Gonçalves contará com a presença de monitores que acompanharão diariamente o trajeto. A medida, instituída pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), visa proporcionar mais segurança para as crianças e garantir a tranquilidade dos pais.

A secretária municipal de Educação, Iraci Vasques, explica que, inicialmente, 12 itinerários contarão com monitoria. São roteiros cujos veículos têm capacidade para transportar de 24 até 44 crianças, e que tenham alunos do jardim A e 1º ano do ensino fundamental. “Os auxiliares contribuirão não só durante o embarque e desembarque dos alunos, mas também durante o trajeto, garantindo a organização e segurança das crianças”.

A contração dos monitores ficou a cargo do titular da empresa prestadora do serviço de transporte. Conforme exigido no edital de concorrência, esses monitores deveriam participar de um curso de primeiros socorros antes do início das aulas. Com carga horária de oito horas, o curso foi realizado no dia 11, no auditório da CTEC. Foi promovido pela SMED, em parceria com a Escola de Gestão Pública (EGP) e ministrado pelo enfermeiro socorrista do SAMU Leandro Baron.

O transporte público escolar em Bento Gonçalves abrange escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Especial. Foram contratadas 14 empresas para prestação do serviço, que atuam com ônibus e vans. Além dos contratados, a SMED possui uma frota de quatro ônibus, sendo um deles específico para cadeirantes, os quais realizam em torno de 15 roteiros.

Informações da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura.