Que tal separar algumas horas do dia para se dar amor e carinho? Estamos sempre correndo, cuidando dos filhos, da casa, do trabalho, das contas, dos compromissos sociais e, muitas vezes, esquecemos de nós mesmas. Os SPAs oferecem a oportunidade de relaxar o corpo e a mente, com banhos especiais e massagens. Mas, devido ao preço e até o tempo pouco disponível para a maioria, nem todo mundo tem condições de frequentá-los. O local ideal da casa é aquele que você mais gosta. Coloque algumas velas no seu ambiente favorito e no banheiro. A luz e as sombras produzidas pelas chamas das velas são altamente relaxantes. Aposte nas aromáticas. Para o relaxamento, opte pelas velas com aromas de camomila ou erva-doce. Troque as lâmpadas comuns dos abajures pelas de cor azul ou verde – a primeira acalma e traz paz interior; a segunda, equilibra e harmoniza. Para completar o clima de paz, tenha uma fonte ligada. O barulho da água alivia a tensão e desacelera os batimentos cardíacos. Caso não tenha fonte, os vasinhos com velas flutuantes cumprem a função – apesar de não produzem o agradável barulho, o efeito visual da água já acalma. Vista-se com um roupão ou um pijama bem confortável. A dica é fazer um spa em casa, gastando pouco e obtendo resultados tão bons quanto em um ambiente profissional. Com a rotina e os mil compromissos do dia-a-dia, é normal deixar os cuidados com a beleza e saúde um pouco de lado. Por isso, sugerimos que você escolha um dia da semana e separe algumas horas para cuidar só de você. O spa day caseiro vai ajudar você a relaxar, aliviar as tensões do corpo e mente, além de dar mais vida à pele. Anote aí:

Como fazer um spa
– Escolha um local da casa, pode ser na sala ou no quarto, basta que seja possível ter um espaço livre no cômodo, onde você deve estender uma toalha ou tapete no chão.
– Antes de começar, desligue o celular e outros aparelhos eletrônicos que possam incomodar. Deixe alguns óleos essenciais por perto. Os mais indicados são lavanda, gerânio, menta e bergamota, que são relaxantes.
– Coloque uma música tranquila, com sons da natureza e canto dos pássaros, para ajudar a entrar no clima.
– Inicie a massagem com os óleos pelos pés e mãos, partes que concentram o “mapa” do corpo humano, com pontos que correspondem a diferentes órgãos. Ao estimular a sola dos pés e as palmas das mãos, o cérebro também será estimulado e o organismo irá se regular, melhorando o sistema imunológico.
– Em seguida, prepare um escalda pés colocando algumas bolinhas de gude em uma bacia com água morna. Se desejar, pode colocar também algumas pétalas de rosa. Ao pisar e rolar as bolinhas, os pontos dos pés serão novamente estimulado. Aproveite esse momento para espirrar eucalipto no ambiente, o que dará uma sensação de mais relaxamento.
– O passo seguinte é o banho relaxante. Apague as luzes do banheiro e acenda algumas velas. Depois pingue três ou quatro gotas de óleo essencial no piso do box. Assim, ao abrir a ducha quente, você sentirá o aroma, que ajuda a combater estresse e ansiedade.
– Durante o banho, massageie todo o corpo com uma bucha vegetal e um sabonete de camomila. Na cabeça, aplique uma máscara capilar massageando também todo o couro cabeludo, sempre com movimentos circulares. Finalize hidratando a pele com óleo de amêndoas.
– Ao sair, passe seu hidratante preferido, vista uma roupa confortável e volte para o cantinho especial que você preparou no início. Sente-se, feche os olhos, relaxe e desligue a mente por alguns minutos, procurando pensar em coisas positivas.
– Aproveite as horas livres que você se deu de presente e finalize o seu spa caseiro assistindo a um bom filme em casa ou até mesmo experimente ir ao cinema sozinha. Termine aquele livro de cabeceira, folheie sua revista preferida ou apenas tire um bom cochilo. Mantenha o foco em você e não se sinta culpada um minuto sequer por ter se esquecido do mundo durante algumas horas. Você vai voltar à rotina mais bonita e com as energias renovadas!