A eterna gangorra do futebol fica escancarada em 2022. O Grêmio, na série B, e o Internacional e Juventude na série A, precisam vencer para alcançar seus objetivos em 2022.

Grêmio

Desmotivado desde o rebaixamento para segunda divisão, o Grêmio almeja estar na elite do futebol brasileiro ano que vem.

O Tricolor Gaúcho vem de uma sequência de invencibilidade na série B. Mas o grande número de empates, falta de precisão no ataque, deixa o time em alerta na série B. Após o empate contra o SCA, que luta para não cair para série C, o Grêmio se vê ameaçado no G4 (grupo de classificação para série A). Os tricolores estão na 4ª posição na tabela, com dois pontos a mais que o rival direto pela vaga, Sport Recife, que tem um jogo a menos.

Torcedores gremistas, insatisfeito com o futebol que o clube está apresentado em 2022, já se manifestam nas redes sociais pedindo mudanças estruturais no clube. No Twitter, muitos gremistas pedem troca na diretoria e a saída do técnico Roger Machado. 

Os gremistas precisam secar o Sport Recife no sábado, contra o Brusque, às 18h30min, e também torcer para que Cruzeiro, Vasco e Bahia tropecem para não dispararem na tabela. O próximo jogo do Grêmio será na terça-feira seguinte, às 19h, contra o Londrina, na Arena, e o time deve vir com força máxima para ficar no G4.

Internacional

Diferente dos tricolores, os colorados respiram mais aliviados. Mesmo depois da derrota amarga em casa para o Botafogo, que colocou fim a invencibilidade de 16 jogos, o time do Mano Menezes pensa grande. De acordo com o treinador, o time almeja não apenas a vaga na Libertadores da América do ano que vem, como também, brigar pelo título do brasileiro deste ano. O último título brasileiro do Inter foi em 1979, há 43 anos.

Depois dos episódios lamentáveis da última rodada, marcada por brigas pós-jogo e revolta dos torcedores por conta da virada do Botafogo dentro do Estádio Beira Rio, o time tenta se reorganizar no campeonato e voltar a vencer.

Mano Menezes vai precisar fazer substituições importantes para o confronto contra o Curitiba (15º na tabela), hoje, às 21h30min, no Beira Rio. De acordo com a assessoria colorada, Rodrigo Moledo, Thauan Lara e Alemão que vão substituir Mercado, Moisés e David, suspensos. Henrique vai jogar no lugar de Wanderson, que está com lesão na coxa esquerda. Já Taison será o substituto de Alan Patrick, gripado.

Juventude

O verdão da serra está em uma situação complicada na série A. No ano passado, escapou do rebaixamento na última rodada, vencendo o Corinthians, no Alfredo Jaconi. Esse ano, o Juventude luta novamente para fugir do G-4 (zona de rebaixamento).

Com a pior defesa do campeonato em 2022, o Juventude amarga a lanterna do brasileirão com 10 pontos. O time de Umberto Louzer está a cinco pontos do primeiro time fora da zona de rebaixamento. A diretoria do time aposta em uma reação do time neste domingo, 26 de junho, contra o São Paulo, às 18h, no Morumbi.

Na próxima rodada, Louzer já vai ter disponível no elenco os atacantes Cris e Gotinha que cumpriram suspensão. Concentrado para domingo, o time do Juventude treina pesado para o jogo. O técnico projetou um possível São Paulo e estudou os melhores nomes disponíveis para entrar em campo.

O provável Juventude que vai jogar contra o São Paulo é: César; Rodrigo Soares, Thalisson, Rafael Forster e Moraes; Jadson, Yuri e Oscar Ruiz; Chico, Capixaba e Ricardo Bueno.

Fotos: Lucas Uebel, Ricardo Duarte e Fernando Alves