Outros 49,3% dos pacientes infectados tiveram confirmação através de exame laboratorial PCR

Pelo menos 50,7% dos casos confirmados do novo coronavírus em Bento Gonçalves foram detectados através de realização dos testes rápidos. A informação foi confirmada pela prefeitura de Bento Gonçalves, com base nos levantamentos realizados na Secretaria de Saúde e Hospital Tacchini até o dia 5 de junho. Os outros 49,3% foram confirmados através de exames em laboratório, chamados de PCR (polymerase chain reaction). Atualmente, a testagem é realizada em pacientes com sintomas graves, profissionais de saúde e da segurança pública, idosos e pessoas monitoradas após 14 dias do surgimentos dos primeiros sintomas.

Até o momento, 4.051 pessoas foram testadas para a Covid-19, em Bento Gonçalves desde o início da pandemia. Se comparados aos números nacionais, onde a taxa de testes é de 4,2 mil por 1 milhão, na Capital do Vinho o número chega a 3,3 mil testes para cada 100 mil habitantes, muito acima da média nacional.

Conforme a prefeitura, para ser testado, o paciente deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), caso apresente os sintomas, além de cumprir o isolamento de 14 dias. De acordo com o coordenador médico, Marco Antônio Ebert, casos já monitorados estão sendo chamados para realizar os testes. “Esse período é importante para que a doença não seja transmitida. Nossa equipe está entrando em contato com os monitorados para chamar para o teste”, disse .

Município disponibiliza Central de Atendimento ao Coronavírus

Para ampliar esclarecimentos e tirar dúvidas da população, o município criou uma central de atendimento. Através dos fones (54) 3055-7017/ 3055-7029 e WhatsApp pelo (54) 99267-1675, é possível buscar informações todos os dias da semana.

Foto: Emanuele Nicola / Divulgação