Das 8h às 12h do próximo sábado, 6 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Bento Gonçalves estará disponibilizando testes rápidos de hepatite, na Via Del Vino. A intenção da pasta, de acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, é destacar a importância dos cuidados acerca da doença. A ação parte do pressuposto que, além de testar, também orientará a população sobre os tipos de hepatite existentes, e seus riscos.

A enfermeira Adriana Cirolini menciona que esse tipo de ato é importante justamente para conscientizar os munícipes sobre as transmissões dos tipos virais que causam a hepatite. A doença, em geral, causa a inflamação no fígado, em níveis diferentes infecção. Existem hepatites classificadas como B, C, alcóolica, autoimune, D, A e E, conforme informativo do Hospital Israelita A. Einstein.

Prevenção e cuidados

Por conta da testagem de sábado, a SMS já comunicou algumas formas de se prevenir contra as hepatites virais:

  • Usar material descartável em procedimentos diversos, como colocação de piercings e/ou tatuagens;
  • Usar camisinha;
  • Não compartilhar agulhas, lâminas de barbear, seringa e afins.

A comunicação da prefeitura ainda reforçou, em nota, que testes rápidos e sigilosos estão sempre disponíveis nas Unidades de Saúde de Bento, além do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na rua Goiânia, 590, bairro Juventude. Para a hepatite B há vacina disponível na rede pública de saúde. Já a do tipo A faz parte do calendário vacinal das crianças.