Termina neste sábado, 21 de fevereiro, o horário de verão 2014/2015, que teve início em 17 de outubro de 2014. À meia-noite de sábado os relógios deverão ser atrasados em uma hora. A data estipulada para o encerramento é sempre o terceiro domingo de fevereiro, mas nos casos em que coincide com o Carnaval é adiada para o próximo final de semana, como aconteceu esse ano, quando a festa foi celebrada até o dia 17 .

Com o fim desse período as horas do dia sofrem alterações deixando as manhãs mais longas e as tardes mais curtas. A adaptação do organismo ao fim do horário de verão costuma ser mais simples do que o contrário, mas para algumas pessoas isso significa uma mudança de humor, pois altera o relógio biológico.

Outra mudança que o horário normal traz é o número de pessoas que frequentam parques e praças, com essa hora a menos no final da tarde, aqueles que aproveitavam o fim do dia para momentos de lazer, deixarão de frequentar os espaços públicos. É o caso do bento-gonçalvense e praticante de slackline, Mateus Campos de Oliveira, 22 anos. Ele conta que começou o esporte há cerca de três meses e, junto com os amigos, se reúne nos parques da cidade para praticar. “É uma atividade nova aqui em Bento, começamos há pouco tempo e tentamos praticar todos os dias, das 18h15min, até às 20h30min, mas com a volta do horário convencional nossa “brincadeira” acaba mais cedo.

Para o analista de sistemas, Guilherme Xavier, 49, a volta do antigo horário fará com que ele comece suas atividades mais cedo. “Temos que nos acostumar com a mudança, geralmente corro às 19h, mas agora com a chegada do clima mais frio vou antecipar a corrida, pois o ar gelado incomoda”, comenta.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 21 de fevereiro.