Comandante do regimento será transferido para Caxias do Sul

Nesta terça-feira, 11 de janeiro, o comandante do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT) de Bento Gonçalves, tenente-coronel Luís Fernando Becker, divulgou sua saída do regimento. Ele será transferido para Caxias do Sul, a fim de assumir a chefia do Estado Maior, do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Serra (CRPO/Serra), posto de segunda maior função da Serra gaúcha. A modificação deve ser feita, no mínimo, daqui 15 dias.

A transferência foi publicada ainda na segunda-feira, 10 de janeiro, mas Becker revela que já havia sido comunicado da movimentação na semana passada. “O comandante regional, Coronel Brite, veio me contar sobre a mudança e pediu que isso fosse tratado como reservado, então acabei não comentando com ninguém”, explica.

O Boletim de Movimentação de Oficiais, que oficializou a troca do comandante, também informa sobre a transferência do tenente-coronel Artur Barcellos para Bento Gonçalves. “Vou continuar ligado com toda Serra, mas fico um pouco frustrado porque eu era muito satisfeito no comando do 3º BPAT e gosto muito da atividade do batalhão”, fala Becker ao lembrar da rotina no município e dos novos efetivos adicionados e operações a caminho.

Histórico no 3º BPAT

O tenente-coronel Becker estava a frente do regimento da Brigada Militar (BM) em Bento Gonçalves desde maio de 2021, quando o até então comandante Paulo César de Carvalho, foi nomeado como secretário de Segurança. Becker ingressou na BM em 1993, atuando pelo 10º Batalhão de Polícia Militar de Vacaria, depois foi para Farroupilha e Caxias do Sul, antes de vir para a Capital do Vinho.

O 3º BPAT tem como função promover a segurança pública de 25 municípios do entorno, através de policiamento ostensivo e operações. Agora, com a ida ao CRPO, o tenente-coronel precisará se preocupar com todos as 66 cidades da Serra gaúcha.