As rajadas de vento destruíram parreirais no interior, além de causar alagamento e destelhamentos em diversos bairros

Casas destelhadas, estradas obstruídas por postes e árvores, parreirais e produções destruídos, alagamentos e rompimento de cabos de luz. Esse é um resumo do cenário visto pelos garibaldenses no fim de semana, após o temporal e o vendaval que assolou a cidade na noite da sexta-feira (23).

O estudioso do tempo Léo Gusso, comenta que o temporal, incomum na época da primavera, se deu por um sistema de baixa pressão atmosférica e que, em determinadas partes, o vento pode ter passado dos 100 km/h. “Há áreas onde o vento foi mais intenso e causou maior estrago. No interior, teve árvores arrancadas pela raiz, outras decepadas ao meio. Teve poste de concreto que não resistiu, e telhas cortaram fios da rede elétrica”.

Estragos no interior

Os maiores estragos foram registrados no interior, sobretudo, na comunidade de São Jorge. Aproximadamente 30 propriedades foram atingidas, havendo registros de destelhamento de casas e galpões, derrubada de árvores, destruição de uma estufa de tomates, além de 15 parreirais danificados.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garibaldi, Luciano Rebelatto, ainda não há levantamento oficial dos danos, mas levando em conta a faixa atingida, devem-se perder entre 600 e 700 mil quilos de uva. Ele sublinha também que muitas famílias perderam todo o lucro do ano. “Um dos produtores teve 80% dos videiras derrubadas. Tem produtor que perdeu muito mesmo, e não se trata só dos danos financeiros, é a vida da pessoa que se derruba junto com as parreiras. Elas se sentem frustradas, impotentes diante do que aconteceu”, lamenta.

Problemas nos bairros

Além dos prejuízos no interior, muitos bairros também foram atingidos. De acordo, com o comandante Jorge Castro, do corpo de Bombeiros Voluntários de Garibaldi, contabilizou-se mais de 15 casos de obstrução em vias públicas, fios de energia elétrica caídos em residências e calçadas, postes caídos, alagamento em residências, entre outros. Entre as localidades mais atingidas, estão os bairros Alfândega, Chácara, São Roque, Peterlongo, Três Lagoas e Fenachamp.

O secretário e coordenador da Defesa Civil, Carlo Mosna, afirma que a administração municipal trabalha para auxiliar as famílias que sofreram prejuízos. “Foram atingidas 11 casas. Naquelas que o destelhamento foi parcial, com a ajuda dos bombeiros e colocação de lonas, a gente já conseguiu solucionar. Teve uma residência, no entanto, onde o vento arrancou todo o telhado, incluso as tesouras. Essa família perdeu tudo. Estamos fazendo o levantamento dos custos para então planejar uma campanha para ajudá-los”, conta. Ainda segundo Mosna, as vias já estavam desbloqueadas no fim de semana, e a energia elétrica já havia sido restabelecida completamente até a noite de segunda-feira, 26.

Fotos e vídeo: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves