Pelo menos quatro cidades da Serra Gaúcha registraram estragos provocados pela forte chuva que atingiu a região na manhã de sábado, 23. Entre as situações registradas estão a queda de árvores e destelhamento de residências. Felizmente, não ocorreram outros incidentes como, por exemplo, alagamentos e pessoas feridas.

Em Bento Gonçalves, pelo menos três residências dos bairros São Vendelino e Bela Vista tiveram problemas com destelhamento. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e auxiliaram na distribuição de lonas para cobrir as casas. Além disso, foram registradas quedas de galhos e partes de árvores em diversos bairros.

Nos municípios de Carlos Barbosa e Garibaldi, a situação também foi decorrente da queda de árvores e destelhamento de moradias. Na Capital da Espumante, pelo menos sete pedidos de ajuda foram encaminhados aos Bombeiros, enquanto em Barbosa, oito ocorrências foram registradas.

Em Caxias do Sul, a situação foi semelhante, ocasionando o trabalho dos bombeiros. Pelo menos seis registros foram encaminhados para ajuda. Três casas foram destelhadas e precisaram de apoio.

De acordo com a Metsul Meteorologia, os temporais do final de semana podem gerar chuva acumulada de mais de 200 milímetros no Rio Grande do Sul. Na Serra, os prognósticos estimam que até este domingo, 24, devam chover cerca de 100 milímetros.

As regiões com maiores riscos incluem a fronteira Oeste, Campanha, Centro, Sul e Leste. Em algumas áreas, o acumulado de precipitação deve ficar acima dos 100mm, como na Grande Porto Alegre, Litoral, Serra e Sul. Em outras, o acumulado pode bater os 200 mm.