Alerta foi emitido pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) do Rio Grande do Sul e não descarta novos alagamentos

Com a previsão de retorno da chuva para os próximos dias, órgãos do governo do Estado emitiram alerta para riscos de temporais na maior parte do Rio Grande do Sul. De acordo com as informações, a previsão é de a instabilidade chegue já na quarta-feira,11, quando uma área de baixa pressão atmosférica entra no território gaúcho, ampliando a possibilidade de precipitações. Além disso, não está descartada a queda de granizo e fortes rajadas de vento durante este período.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) do Rio Grande do Sul, as áreas que devem receber consideráveis volumes de chuva nos próximos dias são as regiões Metropolitana, Central, o Norte, o Noroeste, o Litoral Norte e a Serra. A previsão estima que a chuva possa atingir até 110 milímetros nestes locais.

Em razão do alerta, regiões em que os rios seguem acima do seu nível normal devem ficar em atenção. Segundo o boletim da Sema, como a chuva mais intensa prevista para atingir a bacia do Rio Uruguai, as maiores elevações são esperadas, inicialmente na fronteira com Santa Catarina. Na região, a situação também é de atenção, uma vez que o Rios das Antas, Carreiro e Taquari também estão acima do seu nível normal.

A previsão estima que na sexta-feira, 13, o tempo volte a ficar firme em todo o Rio Grande do Sul.