Os temporais registrados no Rio Grande do Sul desde sexta-feira (25) já provocaram 105 ocorrências em 94 municípios, segundo o Extrato Preliminar do Aviso 18 do Centro de Monitoramento e Defesa Civil (CMDEC), atualizado às 8h21 desta terça-feira (29).
De acordo com o levantamento, 81 municípios registraram danos humanos ou materiais. Entre os principais eventos estão ocorrências de granizo, vendavais, chuvas intensas, inundações, movimentos de solo ou lama e deslizamentos.
Ao todo, 51.112 pessoas foram afetadas pelos temporais. O levantamento registra ainda 94 pessoas desabrigadas, 6.136 desalojadas e quatro feridos. Até o momento, não há registro de óbitos confirmados, em investigação ou de pessoas desaparecidas relacionados ao evento.
Nas últimas 24 horas, Bento Gonçalves registrou 71mm de chuva acumulada.
Santiago concentra maior número de afetados
Santiago é o município com maior número de pessoas afetadas. O granizo atingiu 26.013 moradores, deixando 13 pessoas desabrigadas e outras 6 mil desalojadas. Entre os danos materiais estão 3 mil casas, um estabelecimento de saúde e 20 escolas danificadas.
Na sequência aparece Capão do Cipó, com 3.107 pessoas afetadas, um ferido, 12 desabrigados e 120 desalojados. O município contabiliza 500 casas danificadas, dois estabelecimentos de saúde, duas escolas, seis prédios públicos e três obras de infraestrutura pública atingidos.
Santo Antônio das Missões aparece em terceiro lugar, com 3 mil pessoas afetadas por vendaval. Foram registradas dez quedas de árvores e dez postes ou trechos de fiação danificados.
Também estão entre os municípios com maior número de afetados:
- Alegrete: 2.011 pessoas;
- Almirante Tamandaré do Sul: 2.008;
- Santana do Livramento: 2 mil;
- São Luiz Gonzaga: 2 mil;
- Santa Margarida do Sul: 2 mil;
- Itaara: 1.280;
- Erval Grande: 920.

Mais de 5 mil casas foram danificadas
O levantamento aponta 5.224 casas danificadas, além de 209 destelhadas e 17 alagadas.
Considerando a soma dos quantitativos de danos materiais informados por município, Santiago também lidera, com 3.021 registros. O número inclui as 3 mil residências, um estabelecimento de saúde e 20 escolas danificadas.
Capão do Cipó aparece na sequência, com 513 danos materiais, seguido por Santana do Livramento (500), Alegrete (405) e Erval Grande (230).
Também estão entre os municípios com maior quantidade de danos materiais Catuípe (200), Panambi (67), São Valentim (64), Palmeira das Missões (54) e Benjamin Constant do Sul (50).
Além dos danos em residências, foram contabilizados 32 estabelecimentos de ensino danificados, seis estabelecimentos de saúde, 12 outros prédios públicos e 22 outros estabelecimentos.
Quatro pessoas ficaram feridas
A Defesa Civil registra quatro feridos durante o período monitorado. Os casos ocorreram em Pontão, com duas pessoas feridas, Alegrete, com uma, e Capão do Cipó, também com uma pessoa ferida.
Os dados foram extraídos do Sistema SisGer-CM às 8h21 de 29 de setembro e ainda são preliminares. As informações estão em processo de validação e atualização junto às Coordenadorias Regionais e Municipais de Proteção e Defesa Civil (CREPDEC e COMPDEC) e ao S2ID.




