O Rio Grande do Sul ainda está sob uma massa de ar seco e quente, que fará com que o estado prossiga nesta sexta-feira, 14 de janeiro, com calor intenso na maior parte das regiões. Na fronteira oeste, a previsão é que os termômetros passem dos 40ºC. Enquanto isso, em Porto Alegre, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que a capital seja a mais quente do Brasil nesta sexta.

Enquanto na maior parte do estado o clima deve ser seco e com presença de sol ao longo do dia, na Serra Gaúcha a previsão é um pouco diferente. Devido a uma área de baixa pressão atmosférica, associada a um forte fluxo de umidade da Amazônia, espera-se que o dia seja instável durante a tarde na região, podendo ter presença de temporais isolados. Em Bento Gonçalves, a temperatura já iniciou a manhã com 22ºC, e ao longo da tarde pode chegar aos 33ºC, tendo previsão de chuvas próximo do fim do dia.

Já no sábado, 15 de janeiro, a meteorologia prevê que essa instabilidade e pancadas de chuva da Serra irão espalhar-se pelo estado inteiro, aumentando a chance de precipitação em demais regiões. No domingo, a previsão é que nuvens carregadas alcancem todas regiões gaúchas.