A previsão meteorológica para o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 12 de janeiro, segue o que tem sido o início da semana, predominância de sol com temperaturas elevadas. Entretanto, o calor deve se intensificar no estado, trazendo até 40ºC em algumas cidades. Na fronteira oeste é onde o clima deve esquentar de vez, em Uruguaiana, a previsão é que faça até 42ºC. Demais regiões do entorno também devem ter intenso calor. Não há previsão de pancadas isoladas de chuva para nenhum município.

Já na Serra Gaúcha, o clima também deve ser de alta temperatura, porém, abaixo do registrado em outras cidades. Para a região, espera-se que a temperatura atinja máximas entorno dos 30ºC. Em Bento Gonçalves, o dia começou quente, marcando 17ºC, mas deverá esquentar mais ao longo da tarde, podendo chegar aos 33ºC.

Segundo a meteorologia, o clima no estado deve seguir assim até sexta-feira, já que há um bloqueio atmosférico sobre o Rio Grande do Sul que impede a passagem de frentes frias. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou um alerta laranja para os municípios gaúchos, informando que esse frente de calor deve prosseguir intensa até o fim desta semana.