A taxa de desemprego no Brasil caiu e chegou a 7,7% no terceiro trimestre do ano, de acordo com o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado na terça-feira, 22. Os números, referentes ao período de julho, agosto e setembro, mostra redução de 0,4%, na comparação com o segundo trimestre. Apenas um único estado brasileiro apresentou aumento na taxa de pessoas desempregadas.

Os dados mostram que as maiores taxas de emprego estão na Bahia, Pernambuco e Amapá. Já as menores ficaram em Santa Catarina, Mato Grosso e Rondônia. O estado de Roraima apresentou aumento no número de desocupados. Nas demais unidades federativas, o índice estacionou.

As informações apresentadas pelo IBGE mostram ainda que quatro, de cada 10 brasileiros com alguma ocupação, estão na informalidade, ou seja, não têm registro em Carteira de Trabalho, por exemplo. Outro dado que chama a atenção é que o desemprego é maior entre as pessoas com menos instrução. Entre quem tem nível superior, a taxa foi de 3,5%. No caso de quem tem nível superior incompleto, o desemprego subiu para 8,3%. E quanto às pessoas com ensino médio incompleto, mais de 13% estavam sem trabalho.

De cada quatro brasileiros com alguma ocupação, um trabalha por conta própria. Enquanto o rendimento médio mensal do trabalhador, entre julho e setembro, ficou pouco abaixo de R$ 3 mil.

Veja também