Após a divulgação em grupos de WhatsApp e redes sociais de que o alagamento na subestação de energia de Nova Santa Rita, registrado na segunda-feira, 20, poderia provocar um apagão em mais da metade do Rio Grande do Sul, a Eletrosul, empresa responsável pelas atividades no local, emitiu nota na manhã desta quarta-feira, 22, informando que não há risco de desabastecimento.

A empresa confirmou que a subestação foi atingida pelas águas do Rio Caí, no entanto, até o momento, não há possibilidade de transtornos. Inclusive, em nota, a Eletrosul disse que atualmente, não há nenhuma área alagada do empreendimento e que a subestação segue operando dentro dos patamares de segurança.

De acordo com o documento, ainda na terça-feira, 21, o nível das águas começou apresentar redução.

Nota da Eletrobras CGT Eletrosul

“Neste momento, não há registro de alagamento no pátio da Subestação Nova Santa Rita. O empreendimento segue operando normalmente dentro dos patamares de segurança.

A Subestação Nova Santa Rita, localizada na região Metropolitana de Porto Alegre, de propriedade da Eletrobras CGT Eletrosul, segue operando dentro dos patamares de segurança, a partir da gestão remota do Centro de Operação do Sistema Elétrico da companhia, em Florianópolis (SC), em consonância com os parâmetros, diretrizes técnicas e procedimentos de rede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Em razão do transbordamento histórico do rio Caí, na segunda-feira (20.11), foi registrado alagamento do pátio da subestação, sem comprometimento à operação e com a manutenção em prontidão permanente.

A empresa monitora em tempo real a situação e observou a redução gradativa do nível das águas a partir da tarde do dia 20. Neste momento, não há registro de alagamento no pátio da Subestação Nova Santa. O empreendimento segue operando normalmente dentro dos patamares de segurança“.

Foto: Eletrosul / Reprodução