Formada na primeira turma do curso de Licenciatura Plena em Educação Física e Técnica em Desportos pela Universidade de Caxias do Sul e pós-graduada em Pedagogia Gestora, Tânia Regina Ducatti Sasso, Diretora há 16 anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Anselmo Luigi Piccoli, é uma pessoa determinada, prática e organizada. Assim ela se descreve. “Adoro o meu trabalho e a escola é o meu projeto profissional e social. Nela me realizo!”, ressalta a professora. Ela explica que diariamente recebe alunos, professores, servidores e familiares na porta do colégio, identificando a todos, com carinho e respeito. Desta forma incentiva e valoriza os esforços de cada um. “Minha satisfação se traduz na forma como a comunidade reconhece o meu empenho em dirigir uma escola acolhedora, com gestão participativa e transparente, com educação de qualidade. Amo o que faço”, complementa.

Filha de Isidoro e Ottilia, Tânia afirma que seus pais sempre foram exemplos de amor, humildade, responsabilidade e união. Mesmo com algumas dificuldades eles sempre investiram no estudo dos filhos, e na construção de uma família com base em valores humanos e responsabilidades. “Pertenço a uma família que considero única, pelo amor e exemplo de todos”, garante. Casada com Marcos Sasso e mãe de Guilherme e Fernanda, considera este convívio um espaço de paz, amor, companheirismo e apoio.

Uma pessoa realizada e otimista, a Diretora leva uma vida simples, mas cheia de significado. Atuante e envolvida com projetos sociais ela integra entidades da comunidade como: o Comitê do PGQP de Bento Gonçalves, o Comitê da Mobilização pela Educação, a Associação Educare e também é uma das colaboradoras junto ao Rotary Planalto/Interact Club.

Tânia escolheu a área da Educação por vocação e busca desempenhar seu trabalho de forma que possa contribuir com a qualidade do ensino. Para ela os jovens precisam de mais orientação familiar, voltada para uma vida mais saudável, com foco em conhecimento, em trabalho e na diversão de forma segura. Ela explica: “Tudo o que acontece com uma criança passa pela responsabilidade de um adulto. Todos os segmentos de uma sociedade devem estar comprometidos com a tarefa de educar e oferecer um futuro sustentável para as próximas gerações”, finaliza.