Nas artes marciais, obter a faixa preta e posteriormente seguir avançando nas suas diversas graduações representa anos de aprimoramento e dedicação ao esporte. E Bento Gonçalves, está muito bem representada nesse quesito no Taekwondo com o Volnei Zago, que no último final de semana avançou mais um grau na graduação, o de mestre 5º Dan e com Douglas Sabino, 1º Dan, da principal faixa do esporte.

A graduação organizada pela Federação Gaúcha de Taekwondo (FGTKD) foi realizada em Viamão.  A avaliação continha provas teórica e prática, com testes nas mais diversas técnicas do taekwondo, seja de ataque como também de defesa pessoal. Tudo isso, sob observação atenta de uma banca examinadora composta com Grão Mestres de 8º a 5º DAN. Além disso, havia supervisão Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD).

Sabino, com 18 anos de prática no esporte buscou o grau de 1º DAN da faixa preta. Para conquista-la, o lutador bento-gonçalvense fez boas provas, sobretudo em combate um contra um, a qual era uma das exigências especificas aos graduandos.

Foto: Divulgação

Já Zago, mestre está há 29 anos se dedicando a arte marcial, seja na luta como também formando novos atletas para o esporte nacional. Entre as obrigatoriedades de seu exame de 5ºDAN, estava enfrentamentos um contra um, dois para um e três com um. Além disso, a apresentação de uma monografia, a qual abordava o tema: “o benefício do taekwondo para as crianças”.

Após a conclusão do objetivo, Zago aproveitou para valorizar as conquistas. “Agradeço a todos meus alunos, minha esposa Geisi, meus familiares e amigos que me incentivaram a essa conquista. Meu amigo e Mestre Marcelo Lobo que muito contribuiu com conselhos e ensinamentos para chegar até aqui. Também em especial ao meu Mestre atual Olzemir Machado, que além de ser Presidente da FGTKD é um grande incentivador de nosso esporte. E ao Douglas Sabino que me ajudou nos treinamentos e também, concluiu seu objetivo”, ressalta.

Sabino e Zago

Com a graduação dos lutadores, a academia bento-gonçalvense formou 13 faixas pretas da em 19 anos trabalhando. Além disso, Zago, se tornou o mestre mais graduado da Serra Gaúcha.