A Capital do Vinho a cada ano vem ganhando mais notoriedade esportiva no que tange as lutas. O Taekwondo é uma destas modalidades, com um trabalho de formação que começa desde de cedo, passa pelos jovens os jovens e se estende aos adultos. O resultado disso aparece dentro do tatame, com três bento-gonçalvenses compondo a lista de atletas da seleção gaúcha.

A Academia Zago Taekwondo foi a representante local, enviando quatro atletas para Porto Alegre em busca da vaga para integrar a seleção. O processo seletivo foi fechado, com apenas atletas faixas pretas, com boa pontuação e que estivessem entre os quatro melhores no ranking estadual. Eles lutavam entre si para a escolha dos dois vencedores.

Natalia Zanetti, na categoria máster feminino até 57kg, conquistou a vaga na seleção e o título da seletiva. Assim como Leandro Pereira, após levantar o título no Open Sul, em Jaraguá do Sul, voltou a fazer bonito e estar entre os melhores na categoria máster acima de 87kg. O terceiro bento-gonçalvense a fazer parte da seleção é Vitor Bruckmann, na cadete valido para lutadores entre 12 e 14 anos até 41 kg. O jovem chegou até a decisão, mas acabou sendo derrotado pelo adversário, o que não lhe impediu de ficar com a vaga.

A lista poderia ter mais um lutador, Vinicius Bruckmann. Porém uma advertência dada pelos árbitros no final da luta que valia a vaga, lhe rendeu uma dura derrota por 23 a 22. Vinicius, caso obtivesse a vitória, repetiria o feito de 2017, quando fez parte da seleção gaúcha.

O mestre Volnei Zago, analisou o desemprenho de seus alunos na seletiva. “Foi um baita feito. São 18 anos dando aula na cidade e conseguimos sempre colocar um atleta na seleção gaúcha. Agora, passamos a contar com três atletas. O rendimento deles foi excepcional e a vaga foi muito merecida”, pondera.

Ainda segundo Zago, todos têm condições de trazer medalhas no Campeonato Brasileiro, que acontecerá em agosto, no Rio de Janeiro. “Estamos no auge técnico dos atletas e da academia. Os lutadores classificados têm grande chance de conquistar medalhas. Temos uma grande expectativa de medalhas pela qualidade apresentada”, projeta.