Com o objetivo de assegurar maior segurança a pacientes, colaboradores e todas as demais pessoas que se encontram nas dependências do Hospital Tacchini, o Comitê de Gestão de Acessos da Instituição promoveu novas alterações em suas recepções. Ainda no ano passado foi ressaltada a necessidade das pessoas terem consigo os documentos de identificação com foto, tanto no momento da consulta quanto na realização de exames e procedimentos, bem como nos horários de visitações aos pacientes internados/observação.

Desde o início deste mês, os pacientes que chegam para internação, são identificados por fotos digitais, juntando-se aos demais dados de identificação. Ao longo de sua permanência no Hospital e até mesmo em futuros atendimentos, os dados ficam armazenados e podem ser acessados pelas equipes de atendimento e assistenciais. “A identificação por foto proporciona segurança às equipes assistenciais e agiliza o trabalho na recepção”, explica a Coordenadora das Recepções, Adriana Navarini Guedes. Nos casos de urgência e emergência, os dados são colhidos posteriormente, através de contato com os familiares. As câmeras foram instaladas nas recepções dos prédios A e B e captam também as fotos de acompanhantes e visitantes. O mesmo registro está sendo implantando na guarita instalada no prédio A, por onde acessam todos os demais fornecedores e prestadores de serviços. “Na condição de acompanhante ou responsável por determinado paciente, também se faz necessário ter todos os documentos para que o cadastro seja preenchido completamente”, comenta.

Visitas a pacientes

Visando assegurar a completa reabilitação do enfermo, o Hospital Tacchini adotou alguns cuidados especiais quanto às visitas aos pacientes. As recomendações foram elaboradas por especialistas e já estão em vigor. Abaixo, destacamos as principais:
• O primeiro passo antes de entrar no quarto do paciente é lavar muito bem as mãos. O hospital conta com dispensadores de álcool em gel nos corredores e quartos;
• Evite mexer nos equipamentos hospitalares, medicamentos e outros dispositivos usados pelos pacientes;
• Acompanhantes e visitantes devem permanecer no quarto do paciente, sendo proibida a sua circulação pelo hospital;
• Não é recomendado sentar na cama do paciente ou colocar bolsas e sacolas sobre o leito;
• Crianças menores de 12 anos possuem o sistema imunológico mais frágil que o dos adultos e correm mais riscos de adquirir enfermidades. Dessa forma, a entrada ao hospital, para sua própria segurança, não está autorizada;
• Evite levar comida ao paciente, pois ele pode ter alguma restrição nutricional. Neste caso, procure a equipe de Enfermagem.
• Chimarrão: Para fins de controle de infecção hospitalar, não é autorizado o acesso de visitantes com chimarrão nas dependências do Hospital Tacchini;
• Flores: Vários micro organismos patogênicos são potenciais fatores de risco para infecção. Por essa razão, a entrada de flores no hospital não está autorizada.