Cerca de 250 detentos já foram transferidos para o novo Presídio de Bento Gonçalves, localizado em Linha Palmeiro, bairro Barracão. O trabalho realizado pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) deve terminar no final do mês de outubro, quando, aproximadamente 360 detentos, entre homens e mulheres forem realocados na estrutura inaugurada no dia 14.

De acordo com a Susepe, ainda restam na antiga estrutura 102 homens e 23 mulheres. Eles seguem sendo transferidos gradualmente, em grupos de 10 presos. De acordo com a superintendência, o cronograma não é divulgado por questões de segurança.

Com 420 vagas, o novo presídio de Bento foi construído através de uma permuta entre o Governo do Estado e a empresa vencedora do certame. Na ocasião, a construtora receberia o prédio que a abrigava a Superintendência do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), em Bento. No total, foram investidos R$ 31 milhões no local. Sessenta e dois agentes penitenciários trabalham no local que conta com um sistema de monitoramento modelo para os demais presídios do Rio Grande do Sul.

Entre as mudanças do novo local, os detentos usam uniformes, abertura de celas à distância, além da proibição da entrada de artigos de higiene.