O dia dos namorados e as festas juninas devem aumentar as vendas nos supermercados gaúchos nesta época do ano. A expectativa é da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), que projeta o incremento de aproximadamente 6%, em comparação com o mesmo período de 2016. Os números foram divulgados na semana passada, em Porto Alegre. O setor se prepara com estoques de vinhos, caixas de bombons e de flores, além dos alimentos para a produção das comidas típicas das festas caipiras.

As comemorações em homenagens a Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29), tradicionais no Nordeste do país se popularizam e ganha força a cada ano no Rio Grande do Sul. Com isso, passam a integrar o calendário promocional de vendas de supermercados. Conforme o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, além do aumento no faturamento dos supermercados, as vendas impulsionam os fabricantes de produtos no Estado, principalmente as empresas de pequeno e médio portes que aproveitam o momento para vender vinhos e pipocas. “As festividades também beneficiam fabricantes gaúchos de doces derivados da cana-de-açúcar, que chegam a dobrar sua produção no período e mantêm este volume de vendas até o final do inverno”, destaca.

Para o próximo dia 12, a Agas espera que sejam comercializadas cerca de 1,4 milhão de caixas de bombons, 5% superior ao ano passado. “Para o Dia dos Namorados, casais com mais de 40 anos que apostam em um jantar romântico em casa para agradar o parceiro. Além dos vinhos, este nicho de mercado vai em busca de massas, chocolates e sobremesas nas lojas do segmento”, acredita Longo. O presidente destaca a entrada da venda de flores no setor, considerado um diferencial para o presidente da Agas.

Quanto às festas juninas, outro atrativo que chama a atenção dos consumidores é a decoração das lojas. Ainda, segundo Longo, cerca de 40% dos supermercados deverão oferecer degustação de produtos, entre eles, a pipoca, quentão, pé-de-moleque, bolo de fubá, mandioca, broas de milho e canjica, entre outros, apontado pelo presidente como fator decisivo nas vendas. “São em datas como estas que as pequenas redes podem se diferenciar das grandes. A ornamentação com bandeirinhas e as degustações são mais praticadas pelos supermercados pequenos, o que confere um ambiente caseiro e familiar, como a data sugere”, aposta Longo.

Outra postura que chama a atenção dos varejistas é a procura por produtos como canjiquinha, rapaduras e amendoim que chegam a um aumento de 500%, em relação aos demais meses do ano. A pipoca para micro-ondas tem as vendas elevadas em cerca de 200%, enquanto a pipoca para panela, em 150%. Ainda, de acordo com os dados divulgados pela Agas, a chegada do frio é aguardada pelos supermercados. Para o inverno, que inicia no próximo dia 21 de junho, as expectativas de alta são voltadas para o setor de sopas (+38%), vinhos (+30%), carne com osso (para sopas +30%), carne suína (+20%), chocolates (+15%), massas (+12%) e pães e cucas (+3%).

Em relação aos preços, o estudo da Associação mostra que o vinho (+15%), o refrigerante (+11,7%) e o milho (+11,2%) foram os itens que mais subiram na comparação com o mesmo período de 2016. Enquanto isso, as frutas (-11,2%) e a cerveja (-2,3%) apresentaram retração nos valores.