Depois de serem impugnadas as chapas concorrentes à eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves (STR), que tinham como candidatos, Onécimo Pauletti e Inês Fagherazzi Bianchetti, um prazo de 48 horas foi estipulado pela comissão eleitoral da Fetag, para que novas candidaturas fossem registradas. Na tarde de quarta-feira, 7, dois registros foram realizados.
Conforme a representante da comissão eleitoral, Elisete Kronbauer Hintz, uma das candidaturas foi registrada na sede da Fetag, em Porto Alegre e outra na sede do STR, em Bento. A Chapa 1 é encabeçada por Ivandro Lerin e a 2 por Cedenir Postal.

Os próximos passos, segundo Elisete, compreendem na análise da documentação e, posteriormente, na homologação das candidaturas, caso estejam de acordo com a legislação eleitoral da Entidade.

A previsão, por conta do imbróglio, é que uma nova eleição seja convocada até o dia 26 de junho.

Relembre o caso

Marcada para o dia 1º de maio, a eleição do STR teve a candidatura de Pauletti impugnada, com base na exigência de que os candidatos deveriam ter participado de pelo menos três assembleias nos últimos três anos, o que acabou provocando impasse judicial. Após pedidos de impugnação, encaminhados pelas chapas concorrentes, o Ministério Público do Trabalho (MPT), entrou em ação e informou que desde 2009, a entidade sindical estava com seus registros desatualizados junto ao órgão federal, o que impediria a realização de novas eleições. A decisão em suspender o pleito foi divulgada na tarde de segunda-feira, 5 de junho, pela Comissão Eleitoral, por entender que Pauletti reside em Monte Belo do Sul, e o último talão de produtor, considerado válido, da atual presidente Inês pertence a Pinto Bandeira, invalidando os registros.