A ExpoBento 2016, a maior de todas as 26 edições, encerrou no domingo, 13 de junho, com a certeza de missão cumprida. Em 12 dias, passaram pelos corredores da feira 209.164 mil visitantes de diversas partes do Rio Grande do Sul e de outros estados brasileiros. A superação não foi registrada apenas no volume de público, que teve a oportunidade de encontrar mais de 25 mil itens nas mais diversas áreas, como também no número de expositores recorde que chegou a 474 marcas e, principalmente, nas vendas com empresas que esvaziaram as prateleiras comemorando o sucesso nos negócios.

A diretoria executiva da ExpoBento da família abriu as portas no dia 2 de junho com a certeza de que o desafio seria grande diante do difícil momento econômico, porém, já no primeiro dia foi possível constatar que o evento teria uma excelente receptividade pelo público. Além de produtos à venda, a maior feira multissetorial do Brasil proporcionou mais de 30 opções gastronômicas e de 150 atrações entre os 12 desfiles de modas, 13 cursos gratuitos de degustação. Dezenas de shows entre locais, regionais e nacionais espalhados pelos pavilhões, encontro de motos e de carros rebaixados, competição de jiu-jitsu, esquetes, teatro, pinturas em crianças, esculturas em balões, aulas de zumba e dança de salão, Espaço Kids, assim como o reality show gastronômico Mesa ao Vivo que reuniu 16 chefs em 14 aulas e um público de mais de 500 pessoas.

No último dia da ExpoBento 2016 a feira recebeu a visita do governador do Estado, José Ivo Sartori, que exaltou o trabalho desenvolvido pelos empresários de Bento Gonçalves. “Eventos praticados em cidades do Rio Grande do Sul são formas de movimentar a economia, de buscar o apoio comunitário, com as pessoas, as famílias se envolvendo. Esse é um gesto positivo porque quando a economia crescer, se desenvolver já existe a experiência, inclusive para enfrentar momentos de dificuldade”, enfatizou.

O tempo frio, no entanto seco e ensolarado, foi determinante para a grande presença de público e para boas vendas dos expositores da indústria, comércio e serviços. Para Rafael Fantin, presidente da 26ª ExpoBento, a feira foi um sucesso e confirmou que o modelo da feira, gestão e trabalho desenvolvidos pela feira confirmam que esse é o caminho. “É com imenso orgulho que como presidente anuncio recorde de público e de expositores e orgulho maior ainda de poder dividir os resultados com um time de diretores, colaboradores competentes e fornecedores comprometidos com a feira”, destacou emocionado.

Prêmio ExpoBento 2016

O encerramento da feira foi marcado pela entrega do Prêmio ExpoBento 2016 aos expositores que se destacaram no Pavilhão A (Dalmóbile e Thermo Aquecimento), Área Vinícola (Vinícola Salvatti), Moda (Mistike), Salão Automotivo (Terrasol Toyota), Variedades (Encanto Nativo), Gastronomia (Pequin Comida Chinesa), Criatividade (Aquamondo e D´Art Decoração) e Atendimento (LimpBento). A escolha dos vencedores foi feita pelos visitantes, que além de um troféu institucional ganharam desconto especial no valor do metro quadrado para participar da ExpoBento do ano que vem.

ExpoBento 2017

A 27ª edição da ExpoBento já tem data definida. Será realizada de 8 a 18 de junho de 2017.