A abertura dos trabalhos do Superior Tribunal Federal (STF) foi marcada por críticas ao presidente da República Jair Bolsonaro, principalmente, a sua postura contra o processo eleitoral vigente no Brasil, que utiliza o sistema de urnas eletrônicas para a escolha dos candidatos. Durante a atividade, além do forte pronunciamento do presidente do colegiado, Luís Roberto Barroso, que rebateu as acusações de fraude eleitoral feitas por Bolsonaro durante suas lives semanais e encontros com apoiadores, o ministro pediu a abertura de inquérito para investigar sobre os ataques. Por unanimidade, todos os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) votaram a favor do pedido.

O objetivo do processo é apurar se houve abuso econômico e campanha antecipada por Bolsonaro. Além disso, o presidente da República será investigado sobre suas afirmações contra as urnas eletrônicas.

Conforme Barroso, a disseminação de mentiras, ódio e teorias conspiratórias contra o sistema eleitoral é uma conduta antidemocrática. Segundo o presidente do STF, coisas erradas estão acontecendo no Brasil e a população precisa ficar atenta aos sinais. “Já superamos o atraso institucional, mas há retardatários que gostariam de voltar ao passado. Assim, atacam as instituições, inclusive as eleitorais que garantem um processo legítimo”, disse, sem citar diretamente que a crítica foi direcionada à Bolsonaro.