Quarta edição do programa oferecido gratuitamente pela UCS disponibiliza 15 vagas para o desenvolvimento de negócios inovadores de base tecnológica

Estão abertas até o dia 6 de abril as inscrições de projetos de negócios no StartUCS, programa de desenvolvimento de novos empreendimentos da Universidade de Caxias do Sul. Estão disponíveis 15 vagas e essa é a quarta edição desta iniciativa, que irá selecionar projetos de base tecnológica e de inovação que visam a promoção de novos modelos de negócios.

O StartUCS é destinado a alunos dos cursos de graduação ou de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), regularmente matriculados, professores, funcionários e alunos egressos da UCS. Cada projeto deverá ter no mínimo dois integrantes e, no máximo, quatro.

Vinculado ao Programa de Empreendedorismo da UCS e integrante do Escossistema Empreendedor da Universidade, o StartUCS busca apoiar ideias e orientar os criadores de projetos de base tecnológica e inovadores, contribuindo para o detalhamento, aperfeiçoamento e concretização de um modelo de negócio. A meta é preparar a inserção de novas empresas no mercado de forma sustentável e competitiva, colaborando para a diversificação da matriz econômica regional.

O candidato deverá se inscrever no site da UCS, através do Formulário de Inscrição, no seguinte endereço: http://www.ucs.br/site/startucs/

No dia 9 de abril ocorre a divulgação, pelo site, dos aprovados para a etapa de entrevistas presenciais com os avaliadores do Programa de Empreendedorismo e com a coordenação do TecnoUCS (que serão realizadasnos dias 11 e 12 de abril). A relação dos selecionados será divulgada no dia 13 e as atividades se iniciam no dia 16 de abril, quando será anunciado o cronograma de atividades, previsto para se encerrar em 5 de novembro.

Como funciona
O StartUCS presta mentoria de especialistas, do mercado ou da Universidade, das áreas de tecnologia, negócios, investimento, contabilidade, finanças, jurídica e psicológica, além da direção da Incubadora Tecnológica (ITEC-UCS). Ao mesmo tempo, os conhecimentos são aplicados na interação direta com potenciais clientes, fornecedores e parceiros.

Ao final do cronograma é realizado um pitch-day, evento de apresentação sumária (de 3 a 5 minutos) dos projetos a potenciais investidores do mercado. Mesmo os projetos que não obtiverem financiamento terão oportunidade de prosseguirem seu aperfeiçoamento ingressando na ITEC-UCS, que disponibiliza espaço físico, infraestrutura, secretaria e busca de fomento para empresas iniciantes.