Em sua quinta edição, iniciativa gratuita da UCS oferece vagas para receber 15 projetos voltados ao desenvolvimento de negócios inovadores de base tecnológica ou de impacto social

Já é possível inscrever projetos de negócios na edição 2019 do StartUCS, programa de incentivo ao empreendedorismo, startups e inovação do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul – TecnoUCS em conjunto com o Programa de Empreendedorismo da Instituição. O edital para o processo seletivo, disponível em www.ucs.br/site/startucs/, normatiza o processo, que recebe inscrições até 5 de abril de 2019. São disponibilizadas 15 vagas para a pré-aceleração de projetos de base tecnológica, inovação ou impacto social, com vistas na promoção de novos modelos de negócio. A participação é gratuita, voltada a alunos de graduação e pós-graduação da UCS, professores, funcionários e egressos.

StartUCS

Instância de pré-aceleração de negócios do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCSvinculada ao Programa de Empreendedorismo da UCS, o StartUCS apoia ideias e orienta os criadores de projetos oferecendo suporte para a consolidação, execução e constituição de negócios. O processo compreende mentoria com especialistas do mercado e da Universidade em áreas como tecnologia, negócios, investimentos, contabilidade, finanças, jurídica e para a formação de times, além do direcionamento para a Incubadora Tecnológica (ITEC-UCS). Ao mesmo tempo, os conhecimentos são aplicados na interação direta com potenciais clientes, fornecedores e parceiros. Ao final da participação no programa, as empresas constituídas podem permanecer no espaço de coworking, ingressar na Incubadora Tecnológica ou ir diretamente para o mercado.

A meta é preparar a inserção de novas empresas no mercado de forma sustentável e competitiva, colaborando para a diversificação da matriz econômica regional. Reflexo desse objetivo são osnúmeros do StartUCS, iniciado em 2015, em suas quatro edições: até hoje, já foram inscritos 99 projetos, 49 deles selecionados e 31 que participaram de todo o processo do programa. Até 2017, na terceira edição, 10 das startups desenvolvidas davam continuidade à atuação no mercado.

Processo seletivo

Para a participação, cada projeto deverá ter entre dois e quatro integrantes. As inscrições são recebidas até 5 de abril de 2019 pelo e-mail [email protected], a partir do formulário disponível emwww.ucs.br/site/startucs/ e das declarações e documentos solicitados. Os resultados da primeira etapa do processo seletivo serão divulgados a partir de 8 de abril, com o agendamento da entrevista, que ocorre entre os dias 10 e 11 de abril, e a divulgação do resultado final do processo seletivo seráem 12 de abril.

Para os integrantes dos projetos aprovados, as atividades se iniciam no dia 22 de abril, estendendo-se até 7 de novembro, e o encerramento anual do programa é marcado pela apresentação dos modelos de negócios desenvolvidos no evento Pitch-Day.

Mais informações

É possível saber mais sobre o processo seletivo por meio do edital, pelo telefone (54) 3218-2100(ramal 2034) ou pelo e-mail [email protected].

Fonte: Área de Imprensa e Mídias Digitais